Apenas o GNU representa essa liberdade de software, não o Linux nem o Google/Linux Android. Aliás, o Projeto GN foi criado para ter um Unix-like com tal liberdade. O que Linux Torvalds foi tornar o Linux (não culpa exatamente dele, mas é complacente à tecnoideologia GNU) mais próximo do "de graça" do que da liberdade de software.

Usarem Linux não-livre não representa o software livre na categoria INTEGER, mas sim na categoria REAL e até mesmo LITERAL e LÓGICA. O Linux é software livre, mas muitos deles são de graça, outros tem liberdade de software, e já tem os que você precisa pagar 10 dólares. Afinal, o Linux é uma iniciativa que se apoiou no Gnu e psoteriormente também no BSD mas como uma derivação do Unix "de graça" (for free).

Thiago Zoroastro
 http://blogoosfero.cc/profile/thiagozoroastro

De: luci...@fujii.eti.br
Enviada: Terça-feira, 14 de Outubro de 2014 13:39
Para: psl-brasil@listas.softwarelivre.org
Assunto: [PSL-Brasil] OFF-TOPIC - Muito além do Software Livre

A questão que o Anahuac coloca e que eu concordo (pelo menos nesse ponto) é que o movimento não é pra ter mais usuários de Linux. Hoje a maioria dos usuários de smartphone usa Linux, o Android Linux, e eles não tem controle sobre seu próprio telefone.

O movimento software livre é (ou deveria ser) pela liberdade de software, pra garantir os direitos dos usuários de modificar, estudar e redistribuir o software. Adiantou algo termos um monte de usuários de android se eles não tem esses direitos? E se eles nem sabem o que é o movimento de software livre? Vai adiantar alguma coisa termos mais usuários de Ubuntu se eles não entendem a importância da liberdade de software? Se o movimento não vai ganhar força porque tem mais esses usuários?