Em 14 de outubro de 2014 16:31, Luciana Fujii <luci...@fujii.eti.br>
escreveu:

>  Acho que não interessam representantes. Não adianta nada alguém usar
> Trisquel sem entender sobre liberdade de software. O problema não é o
> Ubuntu é a forma como a questão é vista. Meu ponto, que na verdade é um dos
> pontos do Anahuac e estou aqui repetindo, é que não adianta ter mais
> usuários se eles não se importam com a questão ou nem sabem o que ela é.

Isso parece a relação Software Proprietário/Usuário e Drogado/Viciado.
Sempre vai existir software proprietário, assim como vão existir drogas.
Ambos proporcionam prazer em troca da liberdade.

O usuário de Software Proprietário não tem consciência da sua própria
prisão e não vai trocar para Software Livre enquanto a relação de prazer
não mudar. O que encanta o usuário comum é o valor que o software
proporciona.

> Se concordarmos com o problema, podemos discutir estratégias e casos
> específicos indo além de Linux e GNU.

Software Livre (SL) dá prazer para pessoas que têm consciência da prisão e
dos malefícios do Software Proprietário, principalmente para os hackers.

Por outro lado, há um público completamente diferente. Se um projeto de
Software Livre deseja almejar popularidade e mercado, deve pensar no valor
(prazer) proporcionado pelo software.Como proporcionar um relação de
valor/prazer?
- Boa interface de usuário;
- Muitas funcionalidades;
- Bons serviços de suporte agregados, pagos ou não;

Enfim, dar poder ao usuário realizar suas tarefas, algo que funcione. Para
este público comum, não importa se é Software Livre ou não.

É por isso que eu enxergo dois tipos de usuários em um projeto bem sucedido
de Software Livre:
- Desenvolvedores:
- Usuário:

Abraços,