Olá Alessandro,

----- Mensagem original -----
> De: "contato" <cont...@alessandrosilva.info>
>
> R. Claro, estou bastante motivado para ir! Lembrando sempre, é um crítica
> construtiva, pois não pense que eu ficarei feliz com o fim de um dos eventos
> que eu mais curto participar e justamente por curtir, tive o trabalho de
> escrever uma crítica. Mas, definitivamente, vc não precisa acreditar em mim,
> converse com as pessoas mais próximas, os vanguardeiros do FISL, vc entenderá
> do que estou falando.

Toda crítica é sempre muito bem-vinda, desde que ela seja baseada em fatos e
não em suposições levianas como achar que a escolha dos palestrantes é baseada
apenas em critérios de amizade.

Comecei a participar do temário ano passado, então não sei te dizer porque em
anos anteriores suas sugestões não foram aceitas, ou porque tiraram os
moderadores. E realmente acredito quando você diz que tem pessoas que criticam
a qualidade das palestras do FISL, também tenho amigos que fazem essas críticas
e eu mesmo já fiz críticas no passado. Acho que não há mal nenhum em reconhecer
isso. Mas também acho que o problema é muito mais complexo, porque já vi
pessoas criticarem o FISL porque tinham muitas palestras técnicas, outros
criticarem porque tinham muitas palestras políticas deixando o FISL muito
"politizado", outros criticando porque o FISL tava "open source" demais, e
outros criticando porque só falavam de ideologia de SL, e tudo isso no mesmo
ano! hehehe pra você ver como é complicado.

Como eu escrevi no meu texto sobre uma proposta de FISLs itinerantes e
temáticos, eu não acredito que o FISL voltará a ter mais 5 mil, 6 mil, 7 mil
participantes. Esse "tempo de ouro" já passou. E não acredito que isso é por
causa da qualidade das palestras, ou por não ter mais stands do Google, da IBM,
da Intel, e nem por culpa da organização. A realidade da comunidade brasileira
de SL é outra. Os grandes eventos generalistas de SL não atraem mais tanto
quanto atraiam no passado. Pra mim, a principal concorrência dos eventos
generalistas são os eventos focados em temáticas específicas como de Python,
PHP, Ruby, Postgre, Joomla, Drupal, WordPress, Segurança, etc.
E veja que esses eventos temáticos não são frequentados apenas por pessoas de
SL. Por exemplo, em um WordCamp que fui aqui em Curitiba alguns anos atrás era
muito comum ver pessoas com Windows no notebook, porque a única parte de SL
para elas era o WordPress. Provavelmente essas pessoas pensam "por que vou num
evento que tem 2 ou 3 palestras de WordPress se posso em um que tem 2 dias
inteiros apenas com palestras sobre WordPress?". Os nossos eventos que tentam
tratar de tudo ao mesmo tempo em 3 ou 4 dias perderam força.

Hoje eu acredito que o principal público alvo de eventos generalistas como
FISL, Latinoware, FGSL, FLISOL, Software Freedom Day, etc, são estudantes de TI
que ainda não sabem o que vão fazer da vida. E esse pessoal não quer muito
saber de "ideologias", eles querem saber apenas de coisas técnicas, e de
preferência que possam colocar a mão na massa como oficinas e workshops. Se
você quer organizar um evento para ter muitos participantes hoje, tem que focar
no que esse pessoal quer, mas aí corre-se o sério risco de não ter pessoas
engajadas com as ideologias do movimento SL. Aí você chega na encruzilhada:
quero fazer um evento que tenha um público grande mas sem me preocupar com a
formação ideológicas dessas pessoas, ou quero ter um evento bastante ideológico
com pouco público? Não há mal nenhum em pensar na segunda opção (como propõe o
último texto no Anahuac), apenas é preciso se planejar para ter um público
menor, e não gerar a expectativa que terá um evento com 5 mil participantes.

Abraços,

--
Paulo Henrique de Lima Santana
Membro GT-Temário do FISL17

FISL17 - Fórum Internacional Software Livre
13 a 16 de julho de 2016
PUCRS - Porto Alegre - RS
http://www.fisl.org.br