Re: [Talk-br] Atenção Mapeadores do DF

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Sou meio "organization-freak" :P , e às vezes exagero. Mas fico feliz
de saber que você considera o resultado bom, tomara que seja útil aí
no DF também.

E se fizerem essa reunião já estarão num patamar melhor que PoA. :D

2013/9/4 André Brito :
> Vou só acompanhando as discussões do Fernando Trebien e o wiki de PoA
> Ta num nivel de qualidade altíssimo.
>
> O que acham de por enquanto deixarmos o wiki do jeito q está e propormos uma
> reunião presencial pros mapeadores se conhecerem e terem como objetivo mudar
> a linha do wiki e organizar as tarefas de mapeamento do DF?
>
> Em 04/09/2013 18:17, "Fernando Trebien" 
> escreveu:
>
>> Parece que a página do DF copiou o estilo da página de Berlim. Eu não
>> gosto muito desse estilo porque não permite especificar exatamente o
>> que foi feito e o que falta fazer (algo que se pode especificar
>> simplesmente escrevendo). Por exemplo, ali diz que "alguns correios"
>> foram mapeados, mas e se foi "alguns" porque um bairro inteiro foi e
>> outros não? Enfim, acho difícil dividir as tarefas por região dessa
>> forma, e acho que é isso que vocês estão pensando em fazer.
>>
>> Então, se quiserem, fiquem à vontade para copiar/melhorar as idéias
>> daqui:
>> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/RS/Porto_Alegre/Status
>>
>> 2013/9/4 Erick de Oliveira Leal :
>> > Opa André, eu também trabalho, mas sou da SESIPE que não tem relação com
>> > órgãos que poderiam fornecer estes dados, mapeia o Tororó aí pra gente.
>> > E vê
>> > esta questão de abrir os canais aí. E não fica só no Toróró não hein.
>> > Risos.
>> >
>> >
>> > Em 4 de setembro de 2013 16:47, André Brito 
>> > escreveu:
>> >
>> >> Posso tentar mapear o Tororó q é onde e moro.
>> >> Mas eu trabalho no GDF, quem sabe possamos abrir outros canais.
>> >>
>> >> Em 04/09/2013 16:45, "Erick de Oliveira Leal"
>> >>  escreveu:
>> >>
>> >>> André você poderia completar alguma cidade o que acha? Tenho arquivos
>> >>> GPX
>> >>> que podem ser usados como plano de fundo para ter uma base nos
>> >>> desenhos.
>> >>>
>> >>>
>> >>> Em 4 de setembro de 2013 16:44, Erick de Oliveira Leal
>> >>>  escreveu:
>> 
>>  Ainda não André. Estou revisando o DF inteiro neste momento na
>>  questão
>>  de desenho, não de endereçamento. Ceilândia, Taguatinga, São
>>  Sebastião,
>>  Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Guará, Paranoá, Itapoã e Vicente
>>  Pires já
>>  estão 100% desenhados nas vias asfaltadas.
>> 
>> 
>>  Em 4 de setembro de 2013 16:40, André Brito 
>>  escreveu:
>> 
>> > Massa Erick.
>> >
>> > Sabe de algum encontro de mapeadores ou algo do gênero no DF?
>> >
>> > Em 04/09/2013 15:43, "Erick de Oliveira Leal"
>> >  escreveu:
>> >>
>> >> Convido vocês a conhecerem a página wiki que está meio abandonada,
>> >> lá
>> >> vocês podem marcar o progresso do mapeamento no Distrito Federal e
>> >> dar
>> >> informações a novos usuários e colaboradores.
>> >>
>> >>
>> >> http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=WikiProject_Brazil/DF
>> >>
>> >> ___
>> >> Talk-br mailing list
>> >> Talk-br@openstreetmap.org
>> >> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>> >>
>> >
>> > ___
>> > Talk-br mailing list
>> > Talk-br@openstreetmap.org
>> > http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>> >
>> 
>> >>>
>> >>>
>> >>> ___
>> >>> Talk-br mailing list
>> >>> Talk-br@openstreetmap.org
>> >>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>> >>>
>> >>
>> >> ___
>> >> Talk-br mailing list
>> >> Talk-br@openstreetmap.org
>> >> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>> >>
>> >
>> >
>> > ___
>> > Talk-br mailing list
>> > Talk-br@openstreetmap.org
>> > http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>> >
>>
>>
>>
>> --
>> Fernando Trebien
>> +55 (51) 9962-5409
>>
>> "The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
>> "The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>



-- 
Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
"The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Etiquetas para casos especiais

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Acho que a sua pergunta tem um pouco a ver com a idéia da relação
"site": http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:site

No início, as pessoas (da comunidade internacional) andavam agrupando
tudo que dizia respeito a um lugar (a sua área, os seus prédios,
caminhos, etc.) numa relação, e às vezes colocando o endereço nela. A
última recomendação que eu tenho é que esse não é o jeito certo de
fazer isso. A aplicação tem que poder determinar quando um prédio está
dentro de uma área, sem precisar de uma relação pra especificar isso.
"site" então deve ser usado para lugares (campi) que se quebram em
duas ou mais partes.

Partindo disso, o que eu tenho feito é o seguinte:
- se o lugar é um prédio ocupando todo o seu terreno, mapeio só o
prédio com endereço e sem a tag landuse
- se o lugar tem uma área externa (um estacionamento, por exemplo),
mapeio a área total com a tag landuse, o(s) edifícios com a tag
building, e coloco o endereço:
  - no edifício, se for só 1
  - na área, se houver mais de 1 edifício

Se os edifícios tiverem algum nome (às vezes número) que os
identifique, daí coloco o endereço neles também com a tag
"addr:housename".

Se você quiser, pode colocar o endereço sempre na área, pra ficar mais
uniforme essa regra. Há pouco tempo comecei a ter vontade de mudar de
método e fazer assim pra tudo. Mas acho que isso é meio "livre". O iD
recomenda que estabelecimentos sejam mapeados como ponto, mesmo quando
ocupam o prédio inteiro. Eu suspeito que essa recomendação tem algo a
ver (entre outras coisas) com evitar a repetição das tags de endereço
em vários objetos. Mas se você repetir, também não estará errado.

Nunca usei, não sei quão bem suportado é, mas acho que um jeito de
evitar a repetição é usando a relação associatedStreet:
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Relation:associatedStreet

2013/9/2 Augusto Stoffel :
> Uma questão mais genérica é como especificar o "campus" de uma empresa.
>  Quando a sede possui de uma empresa possui vários prédios, o mais
> adequado me parece ser demarcar o terreno inteiro com landuse=commercial
> + name=Empresa X.  (Onde seria mais apropriado adicionar tags de
> endereço?  No terreno ou no prédio principal?)
>
> Me pergunto também o que seria o mais apropriado para entidades do
> governo.  A combinação building=commercial + office=government está
> prevista na wiki, então acho que o no caso de uma entidade do governo
> com vários prédios, também faria sentido também usar landuse=commercial
> para o terreno.
>
> On 09/02/2013 06:48 AM, Arlindo Pereira wrote:
>> Tenho usado assim por aqui, mas podemos ver uma tag mais específica.
>>
>> []s
>>
>> 2013/9/2 Pedro Geaquinto > >
>>
>> Outro caso especial que seria legal discutir: garagens de ônibus.
>> Seria adequado landuse=commercial + name=Garagem da "Empresa X"?
>>
>>
>> 2013/8/31 Augusto Stoffel > >
>>
>> Aparentemente o valor public não está previsto para a tag access.
>>
>> Outras possibilidades seriam fee=no, ou operator=SUS ou seja
>> qual for o
>> orgão do governo que gere o local.
>>
>> On Sat, 2013-08-31 at 14:54 -0300, Arlindo Pereira wrote:
>> > Gostei dessa. Tenho usado hospital por falta de opção melhor.
>> >
>> > On Aug 31, 2013 1:19 PM, "Fernando Trebien"
>> > > > wrote:
>> > Postos de saude: que tal amenity=clinic + access=public?
>> >
>> > 2013/8/31 Fernando Trebien > >:
>> > > Poderia ser office=company nesses casos entao, enquanto
>> > ninguem faz
>> > > uma proposta melhor. Que tal?
>> > >
>> > > 2013/8/31 Pedro Geaquinto > >:
>> > >> Entendi. Nunca tinha visto dessa forma.
>> > >>
>> > >> Bom, até faz sentido em certos institutos como o
>> que curso
>> > atualmente a
>> > >> língua russa, que se chama Centro de Cultura
>> Eslava. Além
>> > de línguas, há
>> > >> debates e conversas mais culturais mesmo.
>> > >> Mas alguns outros mais "industriais" como Wizard e
>> Yazigi
>> > (esse ultimo eu já
>> > >> fiz alemão), acho que pedem uma tag nova.
>> > >>
>> > >> On Aug 31, 2013 9:49 AM, "Fernando Trebien"
>> > > >
>> > >> wrote:
>> > >>>
>> > >>> Como que você as mapepu? Se foi só 1 não é tão
>> grave. :P
>> > Como você fez?
>> > >>>
>> > >>> Quando eu mapeei as escolas de línguas aqui em Porto
>> > Alegre eu pesquisei a
>> 

Re: [Talk-br] Atenção Mapeadores do DF

2013-09-04 Por tôpico André Brito
Vou só acompanhando as discussões do Fernando Trebien e o wiki de PoA
Ta num nivel de qualidade altíssimo.

O que acham de por enquanto deixarmos o wiki do jeito q está e propormos
uma reunião presencial pros mapeadores se conhecerem e terem como objetivo
mudar a linha do wiki e organizar as tarefas de mapeamento do DF?
Em 04/09/2013 18:17, "Fernando Trebien" 
escreveu:

> Parece que a página do DF copiou o estilo da página de Berlim. Eu não
> gosto muito desse estilo porque não permite especificar exatamente o
> que foi feito e o que falta fazer (algo que se pode especificar
> simplesmente escrevendo). Por exemplo, ali diz que "alguns correios"
> foram mapeados, mas e se foi "alguns" porque um bairro inteiro foi e
> outros não? Enfim, acho difícil dividir as tarefas por região dessa
> forma, e acho que é isso que vocês estão pensando em fazer.
>
> Então, se quiserem, fiquem à vontade para copiar/melhorar as idéias
> daqui:
> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/RS/Porto_Alegre/Status
>
> 2013/9/4 Erick de Oliveira Leal :
> > Opa André, eu também trabalho, mas sou da SESIPE que não tem relação com
> > órgãos que poderiam fornecer estes dados, mapeia o Tororó aí pra gente.
> E vê
> > esta questão de abrir os canais aí. E não fica só no Toróró não hein.
> Risos.
> >
> >
> > Em 4 de setembro de 2013 16:47, André Brito 
> escreveu:
> >
> >> Posso tentar mapear o Tororó q é onde e moro.
> >> Mas eu trabalho no GDF, quem sabe possamos abrir outros canais.
> >>
> >> Em 04/09/2013 16:45, "Erick de Oliveira Leal"
> >>  escreveu:
> >>
> >>> André você poderia completar alguma cidade o que acha? Tenho arquivos
> GPX
> >>> que podem ser usados como plano de fundo para ter uma base nos
> desenhos.
> >>>
> >>>
> >>> Em 4 de setembro de 2013 16:44, Erick de Oliveira Leal
> >>>  escreveu:
> 
>  Ainda não André. Estou revisando o DF inteiro neste momento na questão
>  de desenho, não de endereçamento. Ceilândia, Taguatinga, São
> Sebastião,
>  Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Guará, Paranoá, Itapoã e Vicente
> Pires já
>  estão 100% desenhados nas vias asfaltadas.
> 
> 
>  Em 4 de setembro de 2013 16:40, André Brito 
>  escreveu:
> 
> > Massa Erick.
> >
> > Sabe de algum encontro de mapeadores ou algo do gênero no DF?
> >
> > Em 04/09/2013 15:43, "Erick de Oliveira Leal"
> >  escreveu:
> >>
> >> Convido vocês a conhecerem a página wiki que está meio abandonada,
> lá
> >> vocês podem marcar o progresso do mapeamento no Distrito Federal e
> dar
> >> informações a novos usuários e colaboradores.
> >>
> >>
> http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=WikiProject_Brazil/DF
> >>
> >> ___
> >> Talk-br mailing list
> >> Talk-br@openstreetmap.org
> >> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> >>
> >
> > ___
> > Talk-br mailing list
> > Talk-br@openstreetmap.org
> > http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> >
> 
> >>>
> >>>
> >>> ___
> >>> Talk-br mailing list
> >>> Talk-br@openstreetmap.org
> >>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> >>>
> >>
> >> ___
> >> Talk-br mailing list
> >> Talk-br@openstreetmap.org
> >> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> >>
> >
> >
> > ___
> > Talk-br mailing list
> > Talk-br@openstreetmap.org
> > http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> >
>
>
>
> --
> Fernando Trebien
> +55 (51) 9962-5409
>
> "The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
> "The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Etiquetas para casos especiais

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Bem, um dos problemas com "amenity=language_school" é que nenhuma
aplicação a suporta no momento (nem o Nominatim). Isso pode deixar
alguns usuários confusos.

Em "office=educational_institution", entendi pelo texto do wiki que
seria para mapear o "escritório de uma escola", e não a escola em si.
Então acho que não se aplica.

Que tal usar então "amenity=school" e "training=language"? Essa
combinação seria fácil de detectar e ajustar quando surgisse uma
proposta mais concreta, não me parece tão "semanticamente" incorreta,
e funcionaria com todas as aplicações atuais.

Relacionado a isso, poderíamos daí propor mapear cursos pré-vestibular
com "training=tutoring".
http://en.wikipedia.org/wiki/Cursinho
http://en.wikipedia.org/wiki/Cram_school

Vou perguntar sobre isso (pois deve acontecer no exterior também) e já
propor isso na lista "tagging".

2013/9/2 Wille :
> Oi, Fernando
>
> Eu tenho usado amenity=school para escola de idiomas. Talvez fosse mais
> adequado ter uma tag amenity=education e outra para definir o tipo de curso,
> pois há vários outros tipos de escola que não estão contempladas nas tags
> atuais, como cursos profissionalizantes e pré-vestibulares... Achei
> inclusive uma proposta nesse sentido:
> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Proposed_features/training
>
> amenity=language_school não foi definida no wiki, mas já foi usada 40 vezes:
> http://taginfo.openstreetmap.org/tags/?key=amenity&value=language_school#overview
>
> Se for usar office, a mais adequada seria educational_institution
> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Tag:office%3Deducational_institution
>
> Porém essa tem que ser uma discussão global, pois não é uma demanda apenas
> brasileira.
>
>
> On 31-08-2013 13:11, Fernando Trebien wrote:
>>
>> Poderia ser office=company nesses casos entao, enquanto ninguem faz
>> uma proposta melhor. Que tal?
>>
>> 2013/8/31 Pedro Geaquinto :
>>>
>>> Entendi. Nunca tinha visto dessa forma.
>>>
>>> Bom, até faz sentido em certos institutos como o que curso atualmente a
>>> língua russa, que se chama Centro de Cultura Eslava. Além de línguas, há
>>> debates e conversas mais culturais mesmo.
>>> Mas alguns outros mais "industriais" como Wizard e Yazigi (esse ultimo eu
>>> já
>>> fiz alemão), acho que pedem uma tag nova.
>>>
>>> On Aug 31, 2013 9:49 AM, "Fernando Trebien" 
>>> wrote:

 Como que você as mapepu? Se foi só 1 não é tão grave. :P Como você fez?

 Quando eu mapeei as escolas de línguas aqui em Porto Alegre eu pesquisei
 a
 melhor tag a ser usada e achei uma discussão sobre isso na comunidade
 internacional. O argumento era que essas escolas frequentemente ensinam
 não
 só a língua como também a cultura de um outro país, muitas vezes através
 de
 eventos ligados à arte (exposições, debates, exibição de filmes, etc.).
 Muitas inclusive incentivam os seus alunos a exercitarem outras formas
 de
 arte (literária, canto, cinema, teatro, etc.) desde que no contexto da
 língua ensinada.

 Se não for arts_centre, então acho que só sobraria office=company. Ou
 uma
 tag nova, como você sugeriu.

 On Aug 31, 2013 6:32 AM, "Pedro Geaquinto"  wrote:
>
> Já houve discussão para escolas de línguas? Eu vou ter que revisar um
> POI
> pelo menos, usava a tag errada. :p
> Eu acho que usar arts_centre seria muito estranho, acho que isso pede
> uma
> tag em específico.
>
> On Aug 31, 2013 3:06 AM, "Fernando Trebien"
> 
> wrote:
>>
>> Acrescentei o caso do motel. Quase coloquei o "<3" do Arlindo como
>> comentario. :P
>>
>> Concordo que deveriamos criar issues pro iD, mas o que voce tem em
>> mente exatamente? Criar itens no menu da esquerda que soh aparecam
>> para os brasileiros?
>>
>> 2013/8/30 Arlindo Pereira :
>>>
>>> Esqueci de comentar. De resto, concordo com tudo. Agora seria muito
>>> bom
>>> criarmos issues (principalmente) no iD para implementar esses casos
>>> diretamente no editor.
>>>
>>> []s
>>> Arlindo
>>>
>>>
>>> 2013/8/30 Arlindo Pereira 

 Eu que propus o amenity=love_hotel. Gostaria de ver um <3
 renderizado
 no
 Mapnik um dia. :-P

 Por mim, usamos as duas juntas, sendo a primeira "meio que" um
 tagging-for-the-renderer (motéis (no sentido brasileiro) não deixam
 de ser
 um "hotel de beira de estrada", que você vai com o carro numa viagem
 - só
 não são na beira da "estrada" como em viagem), e a segunda para
 pegar
 os
 tipos específicos de motéis brasileiros.


 On Fri, Aug 30, 2013 at 7:47 PM, Nelson A. de Oliveira
 
 wrote:
>
> E quanto a classificação do motel?
> No Brasil faz sentido tourism=motel + amenity=love_hotel (as duas
> juntas)
>
> _

Re: [Talk-br] Abrindo dados de arquivos DWG

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Legal! O melhor lugar pro resultado final seria o wiki, sem dúvida.

Talvez você queira testar as dicas no final deste post:
http://gis.stackexchange.com/questions/32730/how-to-import-a-dwg-into-a-qgis-project

Uma delas é um sistema online que faz a conversão, outro é um software
gratuito (mas não open-source). Mas não sei se a qualidade do
resultado é boa.

2013/9/3 Edil Queiroz de Araujo :
> Olá pessoal,
>
> O Cássio me deu uma ajuda pra converter os arquivos em SHP, mas nisso me
> surgiu uma nova ideia. Diante do trabalho que deu pensei um pouco no assunto
> e na forma como foi feito:
>
>
> Eu estava pensando em como esquematizar um procedimento de abrir dados DWG
> de forma que fosse fácil de realizar, documentar e ser compreendido por
> outros mapeadores.
>
> Analisei um pouco os softwares DraftSight e Quantum GIS e vi uma maneira de
> obter arquivos GPX ou KML de qualquer parte do mapa. Bom, vou agora ilustrar
> esses passos e documenta-lo.
>
>
> Basicamente, o DraftSight abre DWGs numa boa igual ao AutoCAD, então usei
> ele pra filtrar dados salvar em DXF ASCII versão 2000. Daí, abri esse
> arquivo no qGIS (nessa parte, deve especificar o sistema de coordenadas) e
> pedi pra exportar em KML.
>
>
> Seguindo para o próximo passo, vou dar mais uma olhada nos guias da
> comunidade e cuidar da documentação para iniciar a importação.
>
>
>
> Edil Queiroz de Araujo
> Projeto RGM - Ribeirão Grande em Mapas
>
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>



-- 
Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
"The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Overpass turbo

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Ah bom, dessa forma funciona. :D

2013/9/4 Nelson A. de Oliveira :
> 2013/9/4 Fernando Trebien :
>> Editar o arquivo OSM diretamente não funciona (eu também achava que
>> funcionava). Todos os elementos modificados precisam de um atributo
>> adicional, "action=modify", para que o JOSM possa fazer o upload das
>> modificações. Se nenhum tiver isso, nenhum será enviado pro servidor.
>
> Funciona, justamente adicionando esse atributo ;-)
>
> (ou brincar um pouco adicionando no JOSM uma tag temporária nos
> objetos, modificando o arquivo, mandando atualizar os modificados
> dentro do JOSM e removendo essa tag temporária antes de fazer upload)
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br



-- 
Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
"The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Encontrar tags oneway reversas

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Também não gosto. Mas pra resolver isso no JOSM, basta pesquisar por

oneway=-1

e depois apertar a tecla "R" para reverter a ordem dos pontos (a
direção "lógica") da linha. A direção da via fica igual, e o JOSM
automaticamente altera o valor dessa tag e de outras que também são
direcionais. Como às vezes há mais de 1 tag a ser alterada, o JOSM
pede para confirmar caso a caso (mas daí é só clicar várias vezes no
mesmo botão até terminar :P de preferência, é bom olhar um por um pra
ver se o JOSM não faz alguma besteira).

2013/9/4 Pedro Geaquinto :
> Eu não gosto muito do oneway=-1, acho supérfluo e sempre que encontro eu
> troco para oneway=yes (mudando, claro, o sentido).
>
>
> 2013/9/4 Erick de Oliveira Leal 
>>
>> corrigindo vida=via
>>
>>
>> Em 4 de setembro de 2013 16:37, Erick de Oliveira Leal
>>  escreveu:
>>
>>> Eu pensei alto aqui, acho que estava querendo que o JOSM fosse Deus e
>>> descobrisse uma vida traçada no sentido contrário ahahaha
>>>
>>>
>>> Em 4 de setembro de 2013 16:33, Arlindo Pereira
>>>  escreveu:
>>>
 O que seria a mão oposta ao normal então? Não ficou claro pra mim. Uma
 via dividida em três segmentos onde dois deles sejam em um sentido e um
 terceiro no meio em outro? Isso pode acontecer no mundo real.

 On Sep 4, 2013 4:30 PM, "Erick de Oliveira Leal"
  wrote:
>
> Não. oneway=yes
>
>
> Em 4 de setembro de 2013 16:27, Arlindo Pereira
>  escreveu:
>>
>> Você se refere às vias com oneway=-1?
>>
>> On Sep 4, 2013 4:25 PM, "Erick de Oliveira Leal"
>>  wrote:
>>>
>>> É possível encontrar tags highways que estejam com a tag oneway=yes,
>>> mas que estejam em mão oposta ao normal?
>>>
>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br

>>>
>>
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>



-- 
Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
"The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Atenção Mapeadores do DF

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Parece que a página do DF copiou o estilo da página de Berlim. Eu não
gosto muito desse estilo porque não permite especificar exatamente o
que foi feito e o que falta fazer (algo que se pode especificar
simplesmente escrevendo). Por exemplo, ali diz que "alguns correios"
foram mapeados, mas e se foi "alguns" porque um bairro inteiro foi e
outros não? Enfim, acho difícil dividir as tarefas por região dessa
forma, e acho que é isso que vocês estão pensando em fazer.

Então, se quiserem, fiquem à vontade para copiar/melhorar as idéias
daqui: 
http://wiki.openstreetmap.org/wiki/WikiProject_Brazil/RS/Porto_Alegre/Status

2013/9/4 Erick de Oliveira Leal :
> Opa André, eu também trabalho, mas sou da SESIPE que não tem relação com
> órgãos que poderiam fornecer estes dados, mapeia o Tororó aí pra gente. E vê
> esta questão de abrir os canais aí. E não fica só no Toróró não hein. Risos.
>
>
> Em 4 de setembro de 2013 16:47, André Brito  escreveu:
>
>> Posso tentar mapear o Tororó q é onde e moro.
>> Mas eu trabalho no GDF, quem sabe possamos abrir outros canais.
>>
>> Em 04/09/2013 16:45, "Erick de Oliveira Leal"
>>  escreveu:
>>
>>> André você poderia completar alguma cidade o que acha? Tenho arquivos GPX
>>> que podem ser usados como plano de fundo para ter uma base nos desenhos.
>>>
>>>
>>> Em 4 de setembro de 2013 16:44, Erick de Oliveira Leal
>>>  escreveu:

 Ainda não André. Estou revisando o DF inteiro neste momento na questão
 de desenho, não de endereçamento. Ceilândia, Taguatinga, São Sebastião,
 Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Guará, Paranoá, Itapoã e Vicente Pires 
 já
 estão 100% desenhados nas vias asfaltadas.


 Em 4 de setembro de 2013 16:40, André Brito 
 escreveu:

> Massa Erick.
>
> Sabe de algum encontro de mapeadores ou algo do gênero no DF?
>
> Em 04/09/2013 15:43, "Erick de Oliveira Leal"
>  escreveu:
>>
>> Convido vocês a conhecerem a página wiki que está meio abandonada, lá
>> vocês podem marcar o progresso do mapeamento no Distrito Federal e dar
>> informações a novos usuários e colaboradores.
>>
>> http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=WikiProject_Brazil/DF
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>

>>>
>>>
>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>



-- 
Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
"The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Atenção Mapeadores do DF

2013-09-04 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
André você poderia completar alguma cidade o que acha? Tenho arquivos GPX
que podem ser usados como plano de fundo para ter uma base nos desenhos.


Em 4 de setembro de 2013 16:44, Erick de Oliveira Leal <
erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:

> Ainda não André. Estou revisando o DF inteiro neste momento na questão de
> desenho, não de endereçamento. Ceilândia, Taguatinga, São Sebastião,
> Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Guará, Paranoá, Itapoã e Vicente Pires
> já estão 100% desenhados nas vias asfaltadas.
>
>
> Em 4 de setembro de 2013 16:40, André Brito escreveu:
>
> Massa Erick.
>>
>> Sabe de algum encontro de mapeadores ou algo do gênero no DF?
>> Em 04/09/2013 15:43, "Erick de Oliveira Leal" <
>> erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:
>>
>>>  Convido vocês a conhecerem a página wiki que está meio abandonada, lá
>>> vocês podem marcar o progresso do mapeamento no Distrito Federal e dar
>>> informações a novos usuários e colaboradores.
>>>
>>> http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=WikiProject_Brazil/DF
>>>
>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Atenção Mapeadores do DF

2013-09-04 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
Opa André, eu também trabalho, mas sou da SESIPE que não tem relação com
órgãos que poderiam fornecer estes dados, mapeia o Tororó aí pra gente. E
vê esta questão de abrir os canais aí. E não fica só no Toróró não hein.
Risos.


Em 4 de setembro de 2013 16:47, André Brito  escreveu:

> Posso tentar mapear o Tororó q é onde e moro.
> Mas eu trabalho no GDF, quem sabe possamos abrir outros canais.
>  Em 04/09/2013 16:45, "Erick de Oliveira Leal" <
> erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:
>
> André você poderia completar alguma cidade o que acha? Tenho arquivos GPX
>> que podem ser usados como plano de fundo para ter uma base nos desenhos.
>>
>>
>> Em 4 de setembro de 2013 16:44, Erick de Oliveira Leal <
>> erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:
>>
>>> Ainda não André. Estou revisando o DF inteiro neste momento na questão
>>> de desenho, não de endereçamento. Ceilândia, Taguatinga, São Sebastião,
>>> Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Guará, Paranoá, Itapoã e Vicente Pires
>>> já estão 100% desenhados nas vias asfaltadas.
>>>
>>>
>>> Em 4 de setembro de 2013 16:40, André Brito escreveu:
>>>
>>> Massa Erick.

 Sabe de algum encontro de mapeadores ou algo do gênero no DF?
 Em 04/09/2013 15:43, "Erick de Oliveira Leal" <
 erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:

>  Convido vocês a conhecerem a página wiki que está meio abandonada,
> lá vocês podem marcar o progresso do mapeamento no Distrito Federal e dar
> informações a novos usuários e colaboradores.
>
> http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=WikiProject_Brazil/DF
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


>>>
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Overpass turbo

2013-09-04 Por tôpico Nelson A. de Oliveira
2013/9/4 Fernando Trebien :
> Editar o arquivo OSM diretamente não funciona (eu também achava que
> funcionava). Todos os elementos modificados precisam de um atributo
> adicional, "action=modify", para que o JOSM possa fazer o upload das
> modificações. Se nenhum tiver isso, nenhum será enviado pro servidor.

Funciona, justamente adicionando esse atributo ;-)

(ou brincar um pouco adicionando no JOSM uma tag temporária nos
objetos, modificando o arquivo, mandando atualizar os modificados
dentro do JOSM e removendo essa tag temporária antes de fazer upload)

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Encontrar tags oneway reversas

2013-09-04 Por tôpico Pedro Geaquinto
Eu não gosto muito do oneway=-1, acho supérfluo e sempre que encontro eu
troco para oneway=yes (mudando, claro, o sentido).


2013/9/4 Erick de Oliveira Leal 

> corrigindo vida=via
>
>
> Em 4 de setembro de 2013 16:37, Erick de Oliveira Leal <
> erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:
>
> Eu pensei alto aqui, acho que estava querendo que o JOSM fosse Deus e
>> descobrisse uma vida traçada no sentido contrário ahahaha
>>
>>
>> Em 4 de setembro de 2013 16:33, Arlindo Pereira <
>> openstreet...@arlindopereira.com> escreveu:
>>
>> O que seria a mão oposta ao normal então? Não ficou claro pra mim. Uma
>>> via dividida em três segmentos onde dois deles sejam em um sentido e um
>>> terceiro no meio em outro? Isso pode acontecer no mundo real.
>>>  On Sep 4, 2013 4:30 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
>>> erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:
>>>
 Não. oneway=yes


 Em 4 de setembro de 2013 16:27, Arlindo Pereira <
 openstreet...@arlindopereira.com> escreveu:

> Você se refere às vias com oneway=-1?
> On Sep 4, 2013 4:25 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
> erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:
>
>> É possível encontrar tags highways que estejam com a tag oneway=yes,
>> mas que estejam em mão oposta ao normal?
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>>
>>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Atenção Mapeadores do DF

2013-09-04 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
Ainda não André. Estou revisando o DF inteiro neste momento na questão de
desenho, não de endereçamento. Ceilândia, Taguatinga, São Sebastião,
Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Guará, Paranoá, Itapoã e Vicente Pires
já estão 100% desenhados nas vias asfaltadas.


Em 4 de setembro de 2013 16:40, André Brito  escreveu:

> Massa Erick.
>
> Sabe de algum encontro de mapeadores ou algo do gênero no DF?
> Em 04/09/2013 15:43, "Erick de Oliveira Leal" <
> erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:
>
>> Convido vocês a conhecerem a página wiki que está meio abandonada, lá
>> vocês podem marcar o progresso do mapeamento no Distrito Federal e dar
>> informações a novos usuários e colaboradores.
>>
>> http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=WikiProject_Brazil/DF
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Overpass turbo

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Editar o arquivo OSM diretamente não funciona (eu também achava que
funcionava). Todos os elementos modificados precisam de um atributo
adicional, "action=modify", para que o JOSM possa fazer o upload das
modificações. Se nenhum tiver isso, nenhum será enviado pro servidor.

Você pode procurar por chaves com espaço no JOSM. Fiz um teste, criei
um objeto e coloquei uma tag assim (chave=valor):

teste 1=teste 2

Pra selecionar o objeto, bastou fazer uma busca por

"teste 1"="teste 2"

incluindo as aspas. Ou seja, basta colocar aspas ao redor de tudo que
tiver espaços.

Para selecionar tudo que tem chave com espaço (depois você pode tratar
caso por caso selecionando cada item em Window > Selection), selecione
a opção "regular expression" na busca e procure (com as aspas) por

".* .*"=.*

OBS.: .* em expressão regular é o mesmo que o wildcard * na busca normal.

2013/9/2 Nelson A. de Oliveira :
> 2013/9/2 Erick de Oliveira Leal :
>> E não há uma maneira de selecionar todas estas tags, mesmo mundialmente e
>> tirar estes espaços? Qaul seria o procedimento?
>
> Dá para selecionar uma por uma no taginfo e abrir o link do overpass,
> imagino que dá para filtrar com o osmfilter, dá para editar o arquivo
> OSM diretamente (já que é um arquivo texto).
> Só tem que tomar cuidado com esses tipos de automações (ler
> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Bot e
> http://wiki.openstreetmap.org/wiki/Automated_Edits_code_of_conduct)
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br



-- 
Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
"The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Deleção de importações, reversão de dados antigos

2013-09-04 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
Trebien, a reversão parece ter sido feita em 16/agosto. Então foi antes
disso a deleção.


Em 4 de setembro de 2013 17:17, Fernando Trebien  escreveu:

> Já fizeram a reversão? Achei que ainda estivessem planejando ela. Se
> sim, podes me passar os changesets que deletaram Sobradinho? Daí posso
> reverter a deleção, restaurando os dados originais.
>
> 2013/9/2 Erick de Oliveira Leal :
> > Já que os dados "ilegais" importados foram deletados, podia-se voltar os
> > originais, em Sobradinho-DF. Eu antes de importar os dados fiz o backup
> dos
> > já existentes no OSM.
> >
> > ___
> > Talk-br mailing list
> > Talk-br@openstreetmap.org
> > http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
> >
>
>
>
> --
> Fernando Trebien
> +55 (51) 9962-5409
>
> "The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
> "The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Atenção Mapeadores do DF

2013-09-04 Por tôpico André Brito
Posso tentar mapear o Tororó q é onde e moro.
Mas eu trabalho no GDF, quem sabe possamos abrir outros canais.
 Em 04/09/2013 16:45, "Erick de Oliveira Leal" <
erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:

> André você poderia completar alguma cidade o que acha? Tenho arquivos GPX
> que podem ser usados como plano de fundo para ter uma base nos desenhos.
>
>
> Em 4 de setembro de 2013 16:44, Erick de Oliveira Leal <
> erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:
>
>> Ainda não André. Estou revisando o DF inteiro neste momento na questão de
>> desenho, não de endereçamento. Ceilândia, Taguatinga, São Sebastião,
>> Recanto das Emas, Riacho Fundo II, Guará, Paranoá, Itapoã e Vicente Pires
>> já estão 100% desenhados nas vias asfaltadas.
>>
>>
>> Em 4 de setembro de 2013 16:40, André Brito escreveu:
>>
>> Massa Erick.
>>>
>>> Sabe de algum encontro de mapeadores ou algo do gênero no DF?
>>> Em 04/09/2013 15:43, "Erick de Oliveira Leal" <
>>> erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:
>>>
  Convido vocês a conhecerem a página wiki que está meio abandonada, lá
 vocês podem marcar o progresso do mapeamento no Distrito Federal e dar
 informações a novos usuários e colaboradores.

 http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=WikiProject_Brazil/DF

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>>
>>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Deleção de importações, reversão de dados antigos

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Já fizeram a reversão? Achei que ainda estivessem planejando ela. Se
sim, podes me passar os changesets que deletaram Sobradinho? Daí posso
reverter a deleção, restaurando os dados originais.

2013/9/2 Erick de Oliveira Leal :
> Já que os dados "ilegais" importados foram deletados, podia-se voltar os
> originais, em Sobradinho-DF. Eu antes de importar os dados fiz o backup dos
> já existentes no OSM.
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>



-- 
Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
"The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Atenção Mapeadores do DF

2013-09-04 Por tôpico André Brito
Massa Erick.

Sabe de algum encontro de mapeadores ou algo do gênero no DF?
Em 04/09/2013 15:43, "Erick de Oliveira Leal" 
escreveu:

> Convido vocês a conhecerem a página wiki que está meio abandonada, lá
> vocês podem marcar o progresso do mapeamento no Distrito Federal e dar
> informações a novos usuários e colaboradores.
>
> http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=WikiProject_Brazil/DF
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Encontrar tags oneway reversas

2013-09-04 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
corrigindo vida=via


Em 4 de setembro de 2013 16:37, Erick de Oliveira Leal <
erickdeoliveiral...@gmail.com> escreveu:

> Eu pensei alto aqui, acho que estava querendo que o JOSM fosse Deus e
> descobrisse uma vida traçada no sentido contrário ahahaha
>
>
> Em 4 de setembro de 2013 16:33, Arlindo Pereira <
> openstreet...@arlindopereira.com> escreveu:
>
> O que seria a mão oposta ao normal então? Não ficou claro pra mim. Uma via
>> dividida em três segmentos onde dois deles sejam em um sentido e um
>> terceiro no meio em outro? Isso pode acontecer no mundo real.
>>  On Sep 4, 2013 4:30 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
>> erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:
>>
>>> Não. oneway=yes
>>>
>>>
>>> Em 4 de setembro de 2013 16:27, Arlindo Pereira <
>>> openstreet...@arlindopereira.com> escreveu:
>>>
 Você se refere às vias com oneway=-1?
 On Sep 4, 2013 4:25 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
 erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:

> É possível encontrar tags highways que estejam com a tag oneway=yes,
> mas que estejam em mão oposta ao normal?
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


>>>
>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Encontrar tags oneway reversas

2013-09-04 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
Eu pensei alto aqui, acho que estava querendo que o JOSM fosse Deus e
descobrisse uma vida traçada no sentido contrário ahahaha


Em 4 de setembro de 2013 16:33, Arlindo Pereira <
openstreet...@arlindopereira.com> escreveu:

> O que seria a mão oposta ao normal então? Não ficou claro pra mim. Uma via
> dividida em três segmentos onde dois deles sejam em um sentido e um
> terceiro no meio em outro? Isso pode acontecer no mundo real.
> On Sep 4, 2013 4:30 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
> erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:
>
>> Não. oneway=yes
>>
>>
>> Em 4 de setembro de 2013 16:27, Arlindo Pereira <
>> openstreet...@arlindopereira.com> escreveu:
>>
>>> Você se refere às vias com oneway=-1?
>>> On Sep 4, 2013 4:25 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
>>> erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:
>>>
 É possível encontrar tags highways que estejam com a tag oneway=yes,
 mas que estejam em mão oposta ao normal?

 ___
 Talk-br mailing list
 Talk-br@openstreetmap.org
 http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>>
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Encontrar tags oneway reversas

2013-09-04 Por tôpico Arlindo Pereira
Você se refere às vias com oneway=-1?
On Sep 4, 2013 4:25 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:

> É possível encontrar tags highways que estejam com a tag oneway=yes, mas
> que estejam em mão oposta ao normal?
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Encontrar tags oneway reversas

2013-09-04 Por tôpico Arlindo Pereira
O que seria a mão oposta ao normal então? Não ficou claro pra mim. Uma via
dividida em três segmentos onde dois deles sejam em um sentido e um
terceiro no meio em outro? Isso pode acontecer no mundo real.
On Sep 4, 2013 4:30 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:

> Não. oneway=yes
>
>
> Em 4 de setembro de 2013 16:27, Arlindo Pereira <
> openstreet...@arlindopereira.com> escreveu:
>
>> Você se refere às vias com oneway=-1?
>> On Sep 4, 2013 4:25 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
>> erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:
>>
>>> É possível encontrar tags highways que estejam com a tag oneway=yes, mas
>>> que estejam em mão oposta ao normal?
>>>
>>> ___
>>> Talk-br mailing list
>>> Talk-br@openstreetmap.org
>>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>>
>>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Encontrar tags oneway reversas

2013-09-04 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
Não. oneway=yes


Em 4 de setembro de 2013 16:27, Arlindo Pereira <
openstreet...@arlindopereira.com> escreveu:

> Você se refere às vias com oneway=-1?
> On Sep 4, 2013 4:25 PM, "Erick de Oliveira Leal" <
> erickdeoliveiral...@gmail.com> wrote:
>
>> É possível encontrar tags highways que estejam com a tag oneway=yes, mas
>> que estejam em mão oposta ao normal?
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>>
>>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Encontrar tags oneway reversas

2013-09-04 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
É possível encontrar tags highways que estejam com a tag oneway=yes, mas
que estejam em mão oposta ao normal?
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


Re: [Talk-br] Fwd: RE: Old data based on Google imagery in Brazil

2013-09-04 Por tôpico Fernando Trebien
Hm só pra deixar claro, se você editou algum dos dados existentes no
mapa, e esse dado for "ilegal", a sua edição será revertida também. Se
não agora já, será algum dia, quando tivermos as ferramentas
necessárias para identificar esses casos.

Se você apenas criou ou excluiu coisas, as reversões não afetarão o
que você fez.

Se você modificou coisas que não vieram de uma fonte ilegal, também
não será desfeito. Exceto por um detalhe.

Dependendo de como as reversões forem feitas (e não sei ainda como
serão), talvez elas cubram changesets inteiros. Um mesmo changeset
pode ter tanto dados legais quanto ilegais. Por uma questão de
viabilidade (somos poucos, e os dados são muitos), talvez não entremos
nos detalhes de cada changeset e apliquemos uma reversão sobre
changesets inteiros, o que também excluiria alguns dados a princípio
"legais".

Eu acho que o mais justo e eficaz (que satisfaria a todos, inclusive a
mim) seria acumular uma lista de changesets a reverter, apresentar
para a comunidade uns dias antes de reverter (dá pra saber a região
que um changeset cobre) pra que quem edita cada região decida como
proceder, pra que possa baixar cada changeset de interesse e olhar
qual será o resultado da reversão (basta usar o plugin "Reverter" do
JOSM), etc. O que não pode é salvar uma cópiar e reimportar a cópia
depois. Se é possível traçar sobre ela ou não, não está muito claro,
então é bom evitar.

Acho que é a primeira vez que um esforço assim é feito no OSM, pois
encontraram dados suspeitos lá de 2009. Pense que se algo for
revertido, será para lhe poupar trabalho no futuro e garantir que o
OSM não sofrerá nenhuma ação legal (que invariavelmente nos forçaria a
fazer essas reversões, talvez com mais pressa e menos cuidado).

2013/8/31 Erick de Oliveira Leal :
> OK. Isso que me preocupava . pois fiquei pensando q como importei, tudo o q
> estava fazendo agora do jeito certo TB seria deletado.
>
> Em 31/08/2013 22:55, "Nelson A. de Oliveira"  escreveu:
>
>> 2013/8/31 Erick de Oliveira Leal :
>> > Ok, então não é pq ele importou dados ilegais que tudo do usuário
>> > importador
>> > será deletado né? Somente o que tiver sido importado ilegalmente?
>>
>> Isso, só vai ser removido o que estiver ilegal (mas isso pode afetar
>> os que trabalharam por cima).
>> O que ele fez de forma legal não é removido.
>>
>> ___
>> Talk-br mailing list
>> Talk-br@openstreetmap.org
>> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>
>
> ___
> Talk-br mailing list
> Talk-br@openstreetmap.org
> http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br
>



-- 
Fernando Trebien
+55 (51) 9962-5409

"The speed of computer chips doubles every 18 months." (Moore's law)
"The speed of software halves every 18 months." (Gates' law)

___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br


[Talk-br] Atenção Mapeadores do DF

2013-09-04 Por tôpico Erick de Oliveira Leal
Convido vocês a conhecerem a página wiki que está meio abandonada, lá vocês
podem marcar o progresso do mapeamento no Distrito Federal e dar
informações a novos usuários e colaboradores.

http://wiki.openstreetmap.org/w/index.php?title=WikiProject_Brazil/DF
___
Talk-br mailing list
Talk-br@openstreetmap.org
http://lists.openstreetmap.org/listinfo/talk-br