O projeto ao que o Aun se refere é o Free The Postcode. O governo
britânico, depois de receber pressões de todas as partes para abrir os
dados, liberou a base. O site ainda está no ar, deem uma olhada:

http://www.freethepostcode.org/

Não vejo impedimento de realizar um projeto similar, onde as pessoas
atribuem um logradouro para um CEP que elas coletaram pessoalmente.

Tecnicamente é simples, poderia ser feito até no Google Docs, por meio de
formulários, ou criar um site bem básico em rails ou outros framework.

Este site pode ajudar a criar uma base realmente livre, que poderia ser
redistribuida para fins comerciais ou não.

O ceplivre parece ser um serviço interessante, mas, apesar do nome, não
oferecem informações realmente livres. O meu conceito de livre é ter acesso
ao banco de dados completo e poder compartilhá-lo e utilizar para qualquer
fim.