> A propósito alguém sabe me responder qual a vantagem do Foursquare utilizar
> como tile agora o OSM e manter o core da geolocalização no Google Maps ? Não
> vi em nenhum lugar a explicação de que ponto da licença eles teriam
> vantagem, mandei pra lista internacional e ninguém respondeu.

Custo. Os tiles que o Google oferece não pertencem ao Google.
Pertencem, por exemplo, à TeleAtlas. Por causa disso, para usar os
tiles do Google o Foursquare tem que licenciar o acesso à API do
Google para mapas, e além disso licenciar o uso dos tiles com a
TeleAtlas.

Ao usar os dados do OSM, eles podem simplesmente fazer uma cópia dos
dados e não pagar para ninguém. Mais importante do que isso, não há
mais nenhuma dúvida sobre a licença de uso dos dados.

Existe uma diferente bastante importante entre estar cobrando e poder cobrar.

O caso do Wikimapia é bastante claro: os usuários usam os tiles do
Google para desenhar os metadados. Ou seja, é claramente um trabalho
derivativo. No caso do Foursquare, até onde eu sei as coordenadas dos
POI são obtidas a partir das coordenadas GPS dos aparelhos dos
usuários. Essa parte é "limpa," pois funciona exatamente como o OSM. O
que resta a saber é como que o Foursquare obtém as informações do POI
(nome, tipo, etc). Se eles consultam dados do Google, então a coisa
fica complicada de novo...

R.