2012/3/5 vitor <vitor.geo...@gmail.com>

> [...]

> - Bases licenciadas de terceiros;
> - Bases de domínio público;
> - Geocoding Google Maps.
>
> Não é porque o Foursquare plotava seus pontos em cima de um mapa do Google
> que necessariamente este ponto foi extraído de um mapa do Google.
>
> Pouco me importa de onde o Foursquare tirou a sua base de dados, porque
> não a vou utilizar e acredito que não deve ser importada ao OpenStreetMap.
> Estou feliz que o Foursquare tenha migrado para OSM, porque isto vai dar
> mais visibilidade ao projeto, atrair mais usuários e melhorar o mapa.

Também estou feliz, só não acredito tanto assim na boa intenção deles, já
que pelo visto migraram muito mais por causa do custo da licença do que por
ser a favor de usos mais livres dos mapas.

> A sua afirmação de que licenças não tem utilidade é equivocada. São elas
> que dão embasamento jurídico para que ninguém se aproprie dos dados do OSM
> e nos impeça de utilizar-los livremente. São elas que permitem que o
> Google, Apontador, Bing, etc, etc explorem comercialmente e de maneira
> legítima os dados que têm. Se a sua afirmação fosse verdade, provavelmente
> não estaríamos utilizando mapas na web há quase dez anos.

Se minha afirmação não fosse verdade a Wikimapia não teria um dos maiores
acervos de informações geolocalizadas. De acordo com a fadada licença do
Google seria proibido utilizar estas marcas, e ainda por cima
disponibilizar uma api com informações obtidas a partir de seus mapas. Sem
falar que devem ganhar bastante com Adsense lá.

Tem muitos outros casos, incluindo o Foursquare.

> Nós temos que fazer valer a licença sempre, como já fizemos em supostos
> casos de violação de licença discutidos aqui na lista. Entramos em contato
> com usuário que supostamente estaria copiando dados, explicamos os motivos
> e fizemos a reversão. Se o usuário seguir repetindo violações, BAN. Simples
> assim. É de meu interesse, e acredito que é de todos nesta lista, respeitar
> as licenças e garantir que o OpenStreetMap seja sempre livre e que não
> possa ser atacado por violações de licenças.

Não discuto que temos que respeitar a licença, meu ponto é o preciosismo
carregado pela OSM, a Wikimapia disponibiliza livremente uma api com os
dados, o Google não faz nada e nem irá fazer e os colaboradores preferem
retrabalho do que utilizar dados já existentes. Meu ponto tb tem a ver com
a justiça, é totalmente injusto por parte dos serviços de mapas quererem
auferir pra si o direito a pontos geolocalizados colaborativamente sem
custo por usuários de todo o mundo. A OSM tinha q lutar pra combater essa
injustiça, não apenas incentivar retrabalho.

E com relação a diferença Foursquare X Wikimapia, entendo que é diferente
utilizar gps para obter coordenadas do que utilizar os mapas, mas no final
dá no mesmo pq sem o mapa não teríamos como visualizar os pontos, e o
Foursquare continua utilizando na plataforma móvel o Google Maps.

Cleber