Abrindo um parêntese, pesquisei se havia alguma classificação de
rodovias com base na largura e acabei encontrando este manual de
projeto de rodovias do DNIT:
http://www.dnit.gov.br/rodovias/operacoes-rodoviarias/faixa-de-dominio/normas-projeto-estr-rod-reeditado-1973.pdf

Voltando a um tópico já levantado, várias partes do texto apresentam
uma relação entre a quantidade de tráfego na rodovia e a estrutura
dela. Isso me parece um argumento forte para se usar a estrutura como
indicador da importância da rodovia, e o bom desse indicador é que ele
não deixa quase nenhuma dúvida. Basicamente, isso significa que se uma
rodovia é importante (tem movimento) mas não tem a estrutura adequada,
é porque o governo ainda não fez a adaptação necessária porque (na
minha opinião) provavelmente não priorizou tal alteração, logo, vê
outras coisas como sendo mais importantes.