Relações são a terceira das três entidades do modelo do OSM (sendo as
outras duas os pontos e as linhas) e servem, basicamente, para "juntar"
coisas. São usadas, por exemplo, em relações de restrição de conversão
(proibido virar a direita, tagueia-se a rua anterior, a rua a direita e o
nó da esquina), relações de transporte público (junta-se as ruas pelas
quais um ônibus passa, bem como os pontos de parada) e por aí vai. No caso
das rodovias, serve para indicar que o conjunto de vias (Rodovia Fulano de
Tal, Ponte Seu Ze das Couves) faz parte de uma única "Estrada BR-666".

[]s