On 2014-04-05 21:40, Thiago Marcos P. Santos wrote:
Oi Pessoal,

Minha resposta demorou um pouco porque a vida real, incluindo o trabalho me
manteve longe do OSM.

Estou em contato com o mapeador alemão Dietmar [1] o qual eu encontrei no
evento OSM em Berlim. Ele já tem um sistema online que apresenta comparações
entre listas oficiais de ruas e as ruas mapeadas no OSM. Para quem entende
um pouco de alemão: a palestra dele em Berlim está disponivel no Youtube [2]

A cobertura do sistema dele era: Alemanha, Austria, Suiça e Luxembourgo.
Agora, ele importou os dados IBGE/CNEFE do RS.  Um resultado daquela
importação é o "Heat Map" do RS [3]. (Tem que ter ums segundinhhos de
paciencia).

Clique num município e segue o link "Auswertung". Você encontrara as
estatísticas do município, por exemplo Ivoti [4]. Você até pode escolher
"Português do Brasil" (= Português do Hermann ;-) como lingua da página.
Infelizmente, tem ainda problemas com as páginas dos municípios que tem
acentos no nome.

Acho fantástico. Seria algo excelente se tivéssemos para o Brasil todo.

O projeto dos mapas do IBGE que estou trabalhando está 90% pronto,
falta mesmo só dois estados para processar e fazer o upload para o
Mapbox. Depois de concluído, vai ser um prazer te ajudar no heat map
se você tiver interesse.

Thiago,

Que bom que tu gostaste. É mesmo: faltam voluntários para preparar e verificar a importação dos dados CNEFE de outros estados brasileiros. Tabem é necessario de verificar e talvez reparar/corrigir as divisas municipais no OSM, para inventar uma comparação menos rigido e mais intelligente das duas listas (usando Levenshtein, etc.).

Estou um pouco preocupado que somente tu estás comentando sobre o "heat map gaúcho" do osm-regio.de. Talvez o interesse na comparação das listas não é tão grande? Em qualquer caso, estou reenviando os links relevantes, veja abaixo.

Abraços, Hermann

[3] http://regio-osm.de/listofstreets/kartenansicht.html?file=BR
[4] http://regio-osm.de/listofstreets/evaluation?title=Ivoti&country=Brasil