Sim eu sei bem pois moro em Araranguá, Santa Catarina e antes da duplicação
a BR-101 era muito pior do que as rodovias estaduais da região e a situação
da BR-282 ainda é essa. Por outro lado, conforme já tinha citado, as
rodovias estaduais/municipais em geral vão de centro em centro de cidade,
logo não eram uma opção para fazer viagens longas. Isto é mais uma questão
de politica de conservação das rodovias pelo governo federal do que pela
real importância delas. Eu sei que em São Paulo a grande maioria das
rodovias federais são administradas diretamente pelo estado, recebendo
designação SP-xxx em função disso (a maior exceção é a BR-116). Além disso
eu lembro mais uma vez que vários países adotam esta classificação. Pela
definição da Australia: "National highways; state strategic road network.
Connecting major population centres.", embora essa definição seja pouco
precisa.