De fato o objetivo real nunca foi muito claro pra mim. Uma
classificação pode não fazer tanto sentido no Brasil onde há estradas
"importantes" com qualidade bastante variável. Classificar uma rodovia
federal não-pavimentada com uma classe "importante" pode (e certamente
vai) confundir (pra não dizer "enganar") alguns usuários do mapa
(particularmente os turistas, mas também com frequência os
brasileiros). Uma coisa é você afirmar que "todas as estradas
regionais são trunk" num país com estradas excelentes como a Alemanha,
outra é você querer afirmar isso (sem exceções) num país com
infraestrutura precária como o Brasil.

Eu entendo o seu ponto de vista. No começo eu insistia para que todas
as federais brasilerias fossem motorway, todas as estaduais fossem
trunk, e as demais classes (primária, secundária, terciária, etc.)
fossem usadas apenas para o meio urbano. Mas depois de ver os mapas do
Ministério dos Transportes [1] e de revisar o texto no wiki do OSM, eu
fui facilmente convencido de que essa classificação é bem pouco útil
para o usuário final do mapa, além de não corresponder bem às
expectativas genéricas descritas no wiki do OSM.

Eu ainda apoiaria essa minha visão original (com algumas diferenças) caso:
- a comunidade internacional concordasse que a classificação da via
tem como um dos seus objetivos principais poder exibir a via em
determinados níveis de zoom (nunca vi essa afirmação sendo feita no
fórum ou nas listas em inglês)
- as pessoas (inclusive você), além de classificar a via, também
mapeassem as características da via: maxspeed (que já influencia o
roteamento em praticamente todas as aplicações), lanes, shoulder,
surface e smoothness (que hoje não influenciam o roteamento, mas
poderiam [2], e já afetam a renderização pelo menos na camada
Humanitarian e em breve a camada principal OSM-Carto também)

[1] http://www2.transportes.gov.br/bit/01-inicial/index.html
[2] https://github.com/DennisOSRM/Project-OSRM/pull/955

> Mas isso não é objetivo.
> Quem olhar o mapa não vai saber o que é a rodo via.

"Nullius in verba."