Em 28 de março de 2018 13:57, Flavio Bello Fialho <bello.fla...@gmail.com>
escreveu:

> A direção que a câmera está apontando é irrelevante. O que importa, na
> prática é o sentido da via que está sendo monitorado. Dessa forma, para
> highway=speed_camera, recomendo usar direction=forward ou
> direction=backward, em casos de via de mão dupla, ou não usar o tag, em
> caso de vias de mão simples (nesse caso, o sentido é óbvio). Em qualquer
> caso, o tag maxspeed deve sempre ser especificado.

Interpretamos da mesma forma.

> [...]
> se aplicam ao cruzamento mais próximo, sendo geralmente desnecessário o uso
> do tag direction. A exceção é caso de dois cruzamentos muito próximos em
> uma via de mão dupla, com o highway=stop no meio, em que o cruzamento alvo
> não é óbvio. Nesses casos, recomenda-se usar direction=forward ou
> direction=backward, para indicar a direção do cruzamento ao qual se aplica
> o highway=stop. Lembro ainda que, no caso de um "all-way stop", em que
> todos devem parar, o tag "highway=stop" deve ser colocado no cruzamento, ao
> passo que em outros casos deve ser colocado na via, um pouco antes do

Aqui também interpretamos a wiki da mesma forma. Uso os 3 mecanismos para
identificar a direção na hora da extração desse alerta e mais alguns, pela
ordem:

1- se for mão mão única, este é o critério;
2- se houver direction, esta define a direção;
3- se não for nó de cruzamento, o nó mais próximo define a direção;
4- se nó de cruzamento com stop=minor ou highway=priority alertas são
gerados apenas para as vias menos prioritárias;
5- se for nó de cruzamento, alertas são gerados para todas as vias;

Há ainda um outro complicador que são nós de junção que podem parecer
cruzamentos (para o algoritmo de extração, não visualmente) mas não são.
Nesse caso tem um tratamento especial para os nós extremos do via.

As direções são calculadas pelos dois nós envolvidos de cada via, o do stop
e o antecessor ou sucessor. Quando a direction é considerada e o valor está
em graus, aí podemos ter problema pois depende de como o mapeador
interpreta, se sentido do tráfego ou "olhar" do alerta.

Com relação à definição da direção por proximidade eu gosto desse método e
tenho usado porque é simples e prático de mapear. Mas tem um inconveniente
que me faz pensar duas vezes: não é à prova de mapeadores inexperientes ou
mesmo de experientes distraídos ou ainda de mim mesmo revisitando um trecho
:). Um simples ajuste de traçado para adequar melhor uma curva ou incluir
um novo ponto por qualquer razão pode inverter a proximidade e a direção
calculada. O mais seguro é forward/backward.

Abraços,
-- Fidelis