Oi Linhares

obrigado pelas considerações.

Só não entendi essa frase aqui:

> Sei que o OSM é muito mais que um mapa, mas quando ele não serve nem para
> fazer um mapa é porque algo está errado! 😉

Não vi nada que impeça o OSM de servir como mapa da maneira como está.
Claro que ajustes são importantes e sempre vão acontecer, e não há dúvida
que existe um conjunto de rodovias que deveria ser classificado como trunk.
Uma regra simples que poderia ser aplicada é se a rodovia é pedagiada.

Penso que a análise que foi feita não deixa de ser interessante como
ferramenta auxiliar na discussão das rodovias, ou para localizar rodovias
que de fato poderiam ser promovidas. Mas não acho aconselhável que
substitua por completo as regras de mapeamento.

O problema que eu vejo é que "o que os olhos não veem o coração não sente".
Lembra de velhas discussões sobre "poluição visual" sobre excesso de
tertiary em Porto Alegre? Pois foi o Carto mudar a renderização de amarelo
para branco que súbitamente cessaram todas as discussões sobre isto.

E tem a síndrome do "ninho vazio". Quando deixaram de renderizar primary em
zoom=7 todo mundo ficou nervoso porque de repente o mapa ficou "vazio", e
começou a corrida para promover tudo que é primary para trunk.

Então a gente tem que ter um pouco de sangue frio e entender que a gente
não pode se render ao renderizador (ai, essa foi podre, eu sei).

abraço

Gerald