> Onde você leu isso?

Aqui:
http://aptitude.sourceforge.net
e aqui:
http://packages.debian.org/cgi-bin/search_packages.pl?searchon=names&version=all&exact=1&keywords=aptitude

> Não e não.
> a unica coisa em comum entre o apt e o aptitude eh que os dois usam a
> libapt.

Logo, fazem a mesma coisa ;)
É a lib que faz tudo!
APT é o nome do sistema de gerenciamento de pacotes Debian. Como o RPM é pro
Red-Hat/Fedora.
Você pode usar apt-get, apt-cache, apt-source, apt-XXX pra linha de comando,
aptitude pra interface texto, synaptic, etc...

> Nada do que você não possa fazer  pela linha de comando.

Concordo plenamente.
Mas o resultado final, pelo menos pra mim, sempre foi o mesmo.

Abraço!
Flavio.