Eu estava desconfiado de tudo isso que vocês informaram. E digo mais,
realmente deve haver algum problema ext4 vs ntfs. O que me chamou mais
atenção foi quando eu me loguei como administrador no vista e vi a pasta
download ( a que criei para jogar os arquivos), mas vazia. No entanto, foi
por alguns instantes, pois, ao abrir novamente o local onde se encontrava,
já não estava mais lá....

Eu acredito que tenha tido algum problema ao mandar desligar o ubuntu ou foi
algum problema na hibernação. Triste é que terei, agora, sempre desmonstar
essa unidade, para não correr o risco de perder novamente...