Em 21 de outubro de 2011 12:12, Anderson <naufrago...@gmail.com> escreveu:

>  Sinceramente, eu duvido que uma pessoa acostumada a usar o Janelas, sem
>>
> Não concordo. Quem tem o costume de usar o sistema das janelinhas dedica
> sim algum tempo para usar algo mais estável e seguro, principalmente pelo
> fator "dinheiro". Quem já teve que ficar pagando para reinstalar um sistema
> comprometido por causa de vírus ou já foi alvo de malwares que desfalcaram
> suas contas bancárias não vê o menor problema de migrar, seja para um Linux
> ou para um OSx.

Eu não quero enveredar por questões filosofico-ideológicas, pra não bagunçar
a thread no nosso amigo. Mas o fato é que a esmagadora maioria das pessoas
contorna o fator "dinheiro", com as versões "Pirate Edition" do Windows. E
pela minha experiência em divulgar e demonstrar o Linux, em especial o
Ubuntu, em diversos locais e para diferentes tipos de pessoas, nos últimos 3
anos, tem me demonstrado que o fator "dinheiro" não é o principal nessa
história.

>  Sendo sincero com você: eu acho que essa "transição" vai ser mais demorada

> Também não é bem assim. Usuários novos se adaptam mais facilmente, mas
> usuários antigos também, a não ser que esse usuário seja um pouco mais
> "avançado", ae ele vai ter problemas com nomes de programas e/ou localização
> dos mesmos. Fora isso, se for um usuário comum a migração é tranquila.

Pela descrição que ele deu da situação, IMHO, eu acho que é assim, sim. Ele
precisa descobrir um bom fator motivador para que ela se sinta atraída a
trocar o Windows que ela está acostumada, pelo Ubuntu, que é uma coisa fora
do cotidiano dela.

Vou dar o exemplo do meu pai: ele até tentaria o Ubuntu. E tenta. Mas não
consegue se firmar nele por um monte de fatores. Agora, o principal fator
que está impulsionando ele a trocar é que o Windows 7 tem diversas "travas"
antipirataria que ele ainda não aprendeu a burlar (e suponho que nem tenha
interesse nisso). Ele sabe que o Ubuntu funciona na máquina dele e já
experimentou. O que vai pesar na decisão é o que ele acha que será mais
difícil: Aprender a crackear o Windows 7, ou aprender a utilizar uma outra
interface gráfica.

> Anderson

Abraço.

--
Paulo de Souza Lima
Técnico em Eletrônica e Administrador

"Para que as pessoas conquistem a paz em suas relações, a paz espiritual e a
paz entre os povos, é preciso que antes se ganhe a batalha interna das
virtudes sobre os defeitos" - Talal Husseini - Filósofo Acropolitano

"For people to achieve peace in their relationships, spiritual peace and the
peace among people, it's necessary, earlier, to win the internal battle
between virtues and defects" - Talal Husseini - Acropolitan Philosopher