Higor, deculpe-me se fui indelicado com você, não foi minha intenção,
entretanto este assunto já foi discutido aqui na lista:

http://br-pt.openoffice.org/servlets/SearchList?list=usuarios&searchText=pagina+em+branco&defaultField=subject&Search=Search

E tem documentação bem explícita sobre isso:

Veja "Manipulando Páginas em Branco no Writer" em:
http://www.broffice.org/docs

Eu somente quis reportar o fato de que não devemos repetir uma discussão já
fechada, mas indicar as soluções.

André Cavalcante


2008/7/17 Higor Diego Ralla <[EMAIL PROTECTED]>:

> Pessoal obrigado pelas respostas, mais vamos esclarecer algumas coisas:
>
> *"Agora, se você não quiser que
> aparece mais as páginas em branco na impressão. Vá em
> Ferramentas-Opções-OpenOffice Writer-Imprimir e desmarque Imprimir páginas
> em branco inseridas."*
>
> OK, realmente não imprime, mais no canto inferior esquerdo fica assim:
>
> Na página 1 = Página 1 /3
> Na página 2 = Página 1 3/3
>
> O erro esta aqui meu documento não tem 3 páginas, pelo menos não deveria
> ter
> sendo que inseri apenas mais uma, e a outra? É a pagina fantasma do
> BrOffice! acho que essa não *" é a filosofia correta"*.
> A solução para esse problema eu encontrei e já mandei na mensagem anterior:
>
> *"até consigo que a página 2 seja numerada como página 1, sem aparecer uma
> página em branco, mais para isso tenho que alterar o *deslocamento* de 0
> (zero) para -1."*


Não é assim que se faz. Use estilos de páginas. Leia a documentação indicada
que lá ensina tudo. É bem fácil e você pode ensinar para os usuários de sua
rede. Depois que eles aprenderem você vai ver que não vão querer coisa
melhor. No estilo de página adequado, você faz a numeração que queira
diretamente, sem a "gambi" de deslocamento -1.


>
> Na minha humilde opinião, essa numeração poderia ser mais pratica!


Ela é. Eu mesmo (acompanhe a thread anterior) tive que fazer vários testes
pra me convencer. E olha que retruquei bastante o pessoal da lista. Depois
que entendi o processo, percebi que é mais lógico (sim, porque é como se lê
naturalmente um trabalho: da esquerda para a direita, de cima para baixo,
páginas ímpares a direita etc.) por isso disse: esqueça o que você sabe
sobre o MSO. Não nos esqueçamos que são suites diferentes. O BrOffice não é
um clone do MSO open source (está longe disso, diga-se de passagem).  Há
propósito, os bons programas de editoração de página utilizam a mesma
maneira que o BrOffice usa por padrão (mas é claro você pode mudar o padrão
- no BrOffice é meio tosco fazer isso: como no deslocamento -1 - talvez se
fosse mais fácil isso...).


>
> *
> "Para "resolver" o "problema" de forma rápida e suja: use estilos de
> página!
> Agora, cá prá nós, por que diabos você quereria reiniciar a numeração de
> páginas a cada quebra?"*
>
> Acho que você entendeu errado não é numeração* *de páginas e sim *contagem
> *de
> páginas, na verdade não sou eu que utilizo mais pelo que eu vi é para
> contar
> as páginas apenas de um anexo colocado no documento.


É, eu tinha entendido errado. Se é anexo, o anexo tem sua própria numeração,
logo é outro arquivo, que você pode simplesmente ligar (ou inserir como
subdocumento). Qual é a dificuldade nisso? Acho que mais uma vez é a famosa
"cultura" que nós herdamos. Eu sei, é difícil mudar isso assim. E mesmo tem
coisas que não vale a pena mesmo. Em um novo documento (subdocumento) o
anexo rapidamente teria a sua própria numeração e estatística. Agora o
programa (BrOffice) poderia ter uma estatística mais aprimorada, contando
número de páginas por sessão, subdocumento, seleção etc. Aí sim estaríamos
falando de mais funcionalidades. Abra uma issue no site do openoffice e
depois peça pro povo votar. Se a funcionalidade tiver muitos votos talvez
seja implementada nas próximas versões. O BrOffice não está acabado.


>
>
> Gostaria de deixar bem claro, que só "Perco meu tempo" com quem e com que
> eu
> gosto, então se estou postando essa mensagem é porque gosto do BrOffice, e
> acredito nesse projeto, atualmente dou treinamento da ferramenta e para dar
> treinamento
> tem que acreditar nela.


Isso é um ponto EXTREMAMENTE importante. Se você acredita vai ajudar a
aprimorar. (De certa forma, quando você discute um ponto deste já está
ajudando).


>
>
> para finalizar!
> Quem dita a *"filosofia certa para usar números de páginas da forma
> correta." ?


Normalmente é o mercado de gráficas, o pessoal que cuida de publishing,
jornais, etc. Você já viu algum jornal com a página par à direita? Na
verdade não é uma regra ou lei, simplesmente costume.



>
>
> Abraços


A você também

André Cavalcante

Responder a