Oi Leamartine
At 22:54 19/04/01 -0300, you wrote:
> [...]
>descobrir quem votou em quem!!!"
>
>Continuará a fazê-lo, mesmo com o a cédula impressa cortada e embaralhada na
>urna, pois, este, sem dúvida, poderá receber do TRE, privilégios como os
>ocorridos em ITABERABA, amplamente descritos e documentados no Livro O
>PRÉ-FEITO - Análise de uma farsa, de Washington Neves, recebendo, de um
>simples funcionário daquele Tribunal, o relatório em disquete ou impresso
>com a relação dos votos registrados em forma seqüencial e, quem sabe, até
>com o horário de cada voto, como aventado pelo colega Benjamin Azevedo.
Isto mostra o porquê daquela frase que está na página de abertura do Voto-e
e na capa do livro do W. Neves. Quanto mais voce pensa como fazer o voto
eletrônico, mais voce descobre como é dificil fazê-lo com segurança ,
auditabilidade e com garantia de inviolabildade.
SEm este último quesito daria para resolver boa parte dos problemas, mas a
necessidade de garantir a inviolabilidade cria enormes dificuldades com a
auditabilidade e, por consequência, da credibilidade em geral.

Este problema por voce levantado pode ser bastante minimizado impedindo-se
a gravação em disco dos votos virtuais. Mas garantir que isto não estará
ocorrendo em nenhuma das 320.000 urnas é complicado!

>Quanto ao que o TRE considera conveniente, ou não, creio que, ao mesmo,
>cumpre acolher as normas emanadas pelo Poder Legislativo, podendo, até,
>emitir parecer.  No entanto, não possui aquele Tribunal, o poder de vetar ou
>de impor as suas conveniências ao Poder Legislativo.

Isto que voce está falando é a teoria. Na prática é diferente. O TSE tem
enorme poder de pressão sobre o legislativo e exerce este poder de forma
que pode-se classificar de anti-democrática.
Como você acha que o PLS continua preso no Senado tendo sua votação adiada
5 vezes?
Em todos os adiamentos os juízes do TSE procuraram os parlamentares na
véspera das votações... precisa dizer mais?
Logo eu vou explicar este último adiamento (dia 18/04) mas já adianto que
foi ingerência direta do ministro Jobin do TSE  que compareceu ao senado na
vespera e costurou um acordo que incluia um novo adiamento da votação.

[]s ,
     Amilcar