Sobre as propostas do PT:

>a) que o número do título do eleitor não conste da folha de votação,
>tornando obrigatória a apresentação do título acompanhado de documento de
>identificação com fotografia. O PT justifica a exigência alegando que
>mesários podem votar na urna eletrônica no lugar de eleitores ausentes;

Esta solucao parte do pressuposto que o TSE RECONHECE que o fato de o
microterminal existir e estar ligado 'a urna NAO IMPEDE, por si so', a
possibilidade de um mesario votar no lugar de um eleitor.
O PT propoe um bom paliativo. Paliativo, eu disse.
Assim, o mesario nao vai ter como adivinhar o numero do titulo.
Mas ate' vejo uma possivel utilizacao politica desta ideia pelo TSE,
usando-a como forma de justificar a necessidade do microterminal e de sua
conexao com a urna: "Ta' vendo como e' necessaria a conferencia do titulo
atraves do terminal, pra saber se aquele titulo esta' habilitado a votar
nesta secao?".
No meu entender, porem, o beneficio (conferencia objetiva) nao justifica o
risco (possibilidade de violacao de voto).

>b) realização de auditoria para verificação do funcionamento das urnas
>eletrônicas, através de votação paralela, na presença dos fiscais dos
>partidos políticos e coligações. Com isso, o partido quer assegurar que
>não haja troca do sistema instalado nas urnas no momento entre a sua carga
>e o dia da votação;

E' a mesma proposta oferecida em 2000, que o TSE topou, mas descartou na
ultima hora, deixando o PT com cara de tacho.
E' uma otima ideia, que esta' previsto no §6º do art. 66 da nova redacao da
Lei 9504, que vai valer a partir de 2004.
Detalhe: nao ha' empecilho algum a que o TSE implemente esta medida ainda
este ano, pois se trata claramente de medida administrativa, que pode ser
regulada pelas resolucoes que estao por sair.

>c) os consulados deverão fazer ampla divulgação do local e data do
>cadastramento do eleitor residente no exterior. O partido alega que no
>último pleito, vários brasileiros não tiveram conhecimento do prazo e
>local estabelecidos para alistamento no exterior deixando, com isso, de
>participar das eleições presidenciais;

Nao se relaciona com o assunto da lista.

>d) até 48 horas após o término das eleições, os partidos políticos e
>coligações receberão relatório contendo a relação de todas as seções
>apuradas pelo sistema de voto cantado, para que os partidos possam
>fiscalizar essa etapa do processo;

Na verdade, todos os partidos e coligacoes tem direito a receber o boletim
de urna, logo apos a apuracao, justamente para confrontar com o relatorio
final do TSE...
O objetivo e' justamente permitir a confrontacao dos dados apurados "na
hora" (dados do boletim) com o relatorio final.
Esperar 48 horas para conferir os resultados, sem estar na boca da urna pra
pegar o boletim de urna, e' sinal do desleixo da fiscalizacao.

Abraco,

PAULO GUSTAVO SAMPAIO ANDRADE
E-mail        -->  [EMAIL PROTECTED]
Jus Navigandi -->  http://www.jus.com.br