Tú disseste:

Voto obrigatório só é bom para as elites. Metade da população vota e
> mais outra metade é coagida a votar em quem a eliter quer.
Se se considerar os partidos ditos de esquerda como elite, eu até posso concordar.

Caso não se considere, é muita incompetência dos partidos de esquerda, permitir que explorados votem nos exploradores.

De qualquer forma o problema não está no voto obrigatório, mas no poder econõmico, na mídia, nas pesquisas encomendadas, e a\gora com a urna para ajudá-los.

Se compararmos, Nixon, Regan, Bush pai, Bush filho, com os últimos presidentes brasileiros, o brasileiro votou melhor que o americano. Apenas os brasileiros foram enganados pelos partidos pseudo de esquerda e pela mídia. Já os americanos votaram conscientes em propostas de direita. Então o voto facultativo favorece a direita pois cria um conformismo muito grande no resto da população.

F. Santana