Fala Pachecão!

A idéia é você poder cruzar purges!

Por padrão quando você salva uma página o purge afeta a ela e ao contexto
(onde ela pode estar sendo listada por exemplo). além disto tem uma
configuração global, que basicamente funciona para quando você quer que ao
alterar qualquer conteúdo a home seja atualizada, por exemplo.

Essa idéia de cadastrar urls está disponível em cada objeto. A necessidade
que originou esta feat é que existe uma notícia, que é listada em uma
editoria, e que é destaque na home do projeto, neste caso são 3 purges. Nós
criamos esta configuração (você edita o objeto no schemata cache, apenas
manager pode acessar, e diz quais são os endereços) que possibilita que isto
aconteça.

Agora um outro detalhe é que em alguns projetos nós fizemos subscribers para
na criação do objeto já setar programaticamente quem deve ser sensível ao
purge deste objeto (normalmente um content type). E isso une as duas coisas,
pois o usuário não vai entender nada disso e você vai precisar fazer esta
definição automaticamente "por ele" na maioria dos casos.

No FISL desse ano quando a globo.com comentou seu uso de Varnish eu
perguntei se eles tinham algo parecido, ou se esperavam o TTL, e eles
esperam por cinco minutos. Então com essa a gente moderniza o uso de cache
servers na nossa plataforma!

Eu estive na Plone Conf em Budapest e falei sobre este projeto, aproveitei e
compartilhei o repositório (onde está o VCM) com a comunidade internacional,
o pessoal gostou e quem sabe já estão usando.

Agora em relação ao CacheFu Vs Varnish Cache Manager (VCM), o CacheFu seta o
cabeçalho HTTP da requisição (nas entranhas do Zope) para orientar o
servidor de cache sobre onde (em que casos) e como fazer cache (por quanto
tempo), e o Varnish Cache Manager avisa o Varnish que aquele objeto em cache
cache é antigo. Uma boa do Varnish é que ele não vai até a aplicação assim
que recebe este aviso, ele espera o endereço ser requisitado novamente.

Valeu pelas idéias Pacheco! Abraços.

2009/12/9 Luciano Pacheco <lucm...@gmail.com>

> Respondendo a mim mesmo...
>
> 2009/12/8 Luciano Pacheco <lucm...@gmail.com>
>
> Grande Castardo!

> Fui lá dá uma olhada no código e tem a opção do usuário cadastrar urls para
> fazer o purge que consegue atender esse caso de uso. :-)
>
> Ficou legal o produto! Parabéns.
>
> Até mais,
>
> --
> Luciano Pacheco