Ja fugindo do assunto do tópico :P

Nesse caso você pode cadastrar o tipo como metadata...

Vai em portal_catalog -> metadata
Ai vc cadastra o metodo que você quer, depois disso vai precisar de um
recatalog.
Agora toda vez que você usar o catalog pode acessar esse metodo.
So cuidado pra não colocar metodos demais!
--
Alexandre Marinho
Analista de Tecnologia da Informação - NTI - UFAL