2010/3/12 Adam Victor Nazareth Brandizzi <brandi...@gmail.com>

> Hmm... Não quero entender como funciona o Data.fs em si, mas como os
> dados do Plone são guardados nele. Se me permite uma metáora, faço um
> paralelo com o Drupal: minha dúvida não é como funciona o MySQL, mas
> qual é a estrutura das tabelas!

Olá Adam,

Na verdade o seu paralelo não faz sentido no ZODB, pois o ZODB é sem schema
(estrutura das tabelas).

O ZODB é orientado a objetos tem um objeto App na raiz e todos os objetos
dentro desse objeto App.

Por exemplo assim:

Entre com o seguinte comando na instância do seu Plone.
bin/instance debug

>>> app['pasta'] # retorna o objeto pasta dentro do objeto App, uma pasta na
raiz do seu Zope

>>> app['Plone'] # pega o Plone criado pelo Unified Installer

>>> app.objectIds() # lista os Ids dos objetos dentro da raiz

>>> app['Plone'].objectIds() # lista os Ids dos objetos dentro do Plone

Dá uma procurada por instance debug authentication para ver como logar no
shell em debug.

Tô sem tempo de escrever mais, mas acho que já dá para vc ir caminhando um
pouco. :-)

> Provavelmente a de plone seria melhor, mas ainda estou evitando... :)

Até mais,
--
Luciano Pacheco
blog.lucmult.com.br