Primeiro: Não ocorreu ainda banimento, este só ocorrerá se ocorrer insistência
no assunto de disponibilizar material em que o projetista só fornece perante
uma compensação monetária.

Espero não ser necessário ser mais didático do que isto.

Se for preciso, dou o exemplo do caso em que ofereceram para estudo as plantas
do KR2-EH aqui no grupo. Pergunta para o Eduardo a opinião dele sobre a
oportunidade oferecida.

Segundo: Depois de uma certa data, que eu não me lembro qual, todas as
mensagens dos novos egressos são moderadas, entram na moderação citada os mais
antigos se cometerem faltas (que se inscreveram antes da moderação
compulsória), e por sinal estes nem se pronunciam mais em assuntos como este,
ele já sabem que o foco é o AC-15 e aviação experimental em geral, mas, mais
focado no AC-15.

Se olhar o histórico de mensagens, encontrara de tudo, até mensagens de oferta
de produtos para aviação experimental, mas nada repetitivo, apenas informativo.

A moderação só começou como forma de se evitar o spam e controlar aqueles que
acreditam que só por não terem um contato direto, podem usar o grupo para
tratarem dos seus recalques, tipo o caso em que um participante do grupo
perguntou por que os montantes eram em cima da asa e não em baixo como é o
usual. O detalhe é que ele, recém chegando ao meio perguntou dos varais em cima
da asa.

Um outro participante simplesmente respondeu que era para pendurar roupa lavada
e secar em vôo. Quem é que nasceu sabendo de tudo?

Terceiro: O grupo conhecido por não admitir a menção de outros tipos de
aeronaves é o Grupo KR-2, motivo da criação do grupo STOLL e um outro aonde só
entram quem comprou oficialmente as plantas.

Será que eles aceitam que tem as plantas obtidas de forma alternativa para
estudo?

Bom, é uma opção que eles adotaram, o que não é o caso aqui no grupo. Novamente
é só dar uma pesquisada nas mensagens do grupo.

Quarto: A respostas é sim. Basta insistir em seguir discutindo o fato de se ser
tolerante com a divulgação de material pirata no grupo.

Se existe dúvidas no assunto é só realizar consulta a ANAC e ver se ela
registra a planta de origem alternativa.

Em tempo: O AC-15 foi declarado de utilidade pública e os “desenhos originais”
liberados para cópia sem a necessidade de se ter a autorização do projetista.

Quinto: Pergunta de ordem pessoal: Schumann, de onde tu conheces o Altair?

Quero apenas confirmar se não foi na mesma época em que eu o Comt. Fernando
Difine, ex-varig, conhecemos o Altair.

Maury Maia

Moderador Grupo AC-15