On Sex, Nov 01 21:28, Fabricio Barros Cabral (fx) wrote:

> Como eu expliquei no e-mail anterior, ele exibe muitas informações. Acho
> que algo mais simples seria mais útil.

> Hummm, pode até parecer loucura o que eu vou dizer, mas não seria
> interessante se o dpkg incorporasse todas as funções do APT? Assim
> teríamos uma ferramenta única, para gerenciar todo o sistema de pacotes da
> distro.

Eu acho que ai entram duas questões: infraestrutura e agilidade.

o Colocar o dpkg para fazer isso não dá porque a infraestrutura do
sistema de pacotes do debian é meio que em layers (fix me) e o dpkg é um
dos layers low-level. Por isso, a função dele é somente trabalhar com os
arquivos em si (.deb).

o IMHO, eu acho que seria fantástico conseguir integrar todas as
necessidades de um usuário de um sistema operacional debian, em uma
única ferramenta. Não gosto de ter que user "apt-cache", "apt-file",
"apt-get", entre outros. Porque não usar um único "apt"? (Acho que esta
questão deve ter explicação dos gurus de desenvolvimento de debian :))

> [...]
> estaria forcando o meu gosto pessoal, enquando ao usar as ferramentas
> *básicas*, não. Mas vamos definir então o que é básico e o que não é
> básico:
>
> - Básico: shell script (bash) + comandos básicos + wget / fetch
>           Programas escritos em C puro
>
> - Não básico: Todo o resto - Perl, PHP, Python, Oberon, Ruby, Haskell
>
> O básico *todo mundo* tem e todo mundo precisa, senão não dá nem boot no
> sistema! :)

> Quebraria o gerenciamento dos pacotes. Preferiria que o mesmo estivesse em

Acho que isso depende do gosto do mantenedor e do bom senso dele. Tudo
tem uma desvantagem e vantagem e, neste caso, este pacote não teve muito
bom senso do mantenedor. Poderia ser feita uma "sugestão" a ele, e não
um patch.