> O delphi 2006 tem muitas vantagens em cima do VS, uma delas é o BDP, e a

O BDP não é uma vantagem, mas sim uma implementação de alguns componentes.
Tal recurso pode ser implementado no VS ou em qq outra IDE.

> outra grande vantegem eh a própria linguagem que é muito melhor que a do VB,
> em termos de IDE o Delphi 2006 eu acho mais robusto que o Visual Studio,
> embora eu não tenha muito conhecimento do Visual Studio mas a primeira vista

Também acho que Delphi Language é muito melhor que VB, mas não é melhor do
que C#. A IDE do Delphi 2006 ainda não é tão robusta qto do VS. Vc não pode
comparar as duas se vc mesmo diz que não tem muito conhecimento do VS, certo?

> o Delphi me mostrou melhor como IDE e como opções de acesso a banco de
> dados, o único problema atual do Delphi eh ele ainda trabalhar com a versão
> 1.1 do framework, mas a versão 2007 já vai trazer além da versão 2.0 uma

Infelizmente (ou felizmente) o VS já está na versão 3.0.

> porrada de melhorias, muitas que o próprio VS nunca imaginou em ter como o
> ECO, o Delphi perdeu um pouco de espaço mas acho que foi culpa dos próprios
> desenvolvedores que não gostaram da idéia do .NET e acha que a melhor coisa

ECO não é a solução do mundo como muitos pregam aqui. Já estudei o ECO deste
sua 1º versão no Delphi, chamado Bold. Aqueles que investiram tempo e
dinheiro nesta ferramenta não gostaram muito pois este não teve
continuidade...

> do mundo ainda eh o Win32, enfim ainda vai demorar um tempo mesmo até as
> coisas se ajeitarem até a própria Borland está passando por mudanças se
> dividiu e tudo, acho que o Delphi pode tanto morrer daqui a uns anos quanto
> acontecer o contrário e voltar a ser a melhor ferramenta de desenvolvimento
> para Windows, isso se ele já não continua sendo, acredito que a melhor opção
> é realmente aprender o C#, pois com C# vc programa usando qualquer uma das
> IDE's e a única mudança seria a IDE's, pois e a linguagem e a forma de
> programar seria a mesma.

Concordo plenamente com C#.