Salve Mestre Leonardo,

Vamos La...

1) Fiz um teste com intraweb, e gostei da praticidade, para quem programa em
Delphi nao muda quase nada... é tudo do mesmo jeito., só que ainda não sei,
se a solucao intraweb, é a mais recomenda para aplicacoes ou modulos para
web...

R: IntraWeb realmente é excelente para o desenvolvedor Delphi e muito poderoso,
tem total suporte a Web 2.0 (vide meu vídeo no coderage sobre VCL For Web
HTTP://cc.codegear.com/coderage ), recursos para uso de tudo que a web tem como
flash, silverligth, applet, etc... possui um editor muito poderoso de templates
alem de gerar aplicações extremamente confiáveis, rápidas e sem falar nos
recrusos de integração com Delphi que permitem o consumo nativo de servidores
de aplicação DataSnap que sem dúvida é um grande diferencial em termos de
performance e segurança que voce também encontra no Delphi Prism. A questão de
adota-lo ou não vai muito do gosto e de algumas limitações como o servidor
precisar ser Windows (se bem que conheço gente que faz o IW rodar no linux), e
o fator performance, principalmente em aplicativos web, é baseado no desenho da
sua arquitetura e programação do que na tecnologia. O fato de ser simples
remete o programador clássico a erros bobos na web como, esquecem que qualquer
aplicação web foi desenhada para ser interface e que o servidor web assim como
o browser são ambientes pobres de processamento, sendo assim, o programador que
não tem uma cultura de desenvolvimento web acaba desenvolvendo aplicações
lentas e colocando o erro na tecnologia quando na verdade ele é que não sabe
utilizar. Uma pratica muito comum é usar a programação em banco de dados muito
forte o que eu não recomendo pois pode te limitar muito nas adaptabilidades e
portabilidades alem de fechar eventuais oportunidades, eu prefiro sempre
trabalhar com um servidor de aplicação, alem de deixar minha aplicação muito
mais segura e confiável, posso reaproveitar meu cerne de regras de negocio para
qualquer tipo de interfaces. Eu venho falando isso a mais de 5 anos, mas poucos
são os que me dão ouvidos, alias uns 800, que é o numero de pessoas que
participam da lista NDDV.. risos..

Existem vários casos de sucesso com IW, provedores e gente muito boa usando, a
respeito falamos de nosso amigo Jackson o qual usa muito e tem um provedor
(HTTP://www.devhost.com.br) onde hospedo o site do DUG-SP(WWW.dug-sp.com) que
também é feito com IW assim como o ClubeDelphi (WWW.clubedelphi.com.br). Voce
pode entrar no site da atozed também e ver outros casos e pegar mais materiais
WWW.atozed.com. Teria muito mais a falar disso, mas acho que resumi bem.
Qualquer coisa voltamos nesse tópico de novo.

2) Se eu começar o Delphi 2009 Prism. vou criar .NET, ae, vou ter na pratica
o mesmo resultado que fiz nos testes com o IntraWeb ? (nao estou
comparando..., quero saber se o resultado vai ser o mesmo, vai rodar na web
, etc)

R:Vamos lá... .NET nã é sinônimo de Web, ele é um framework de código
gerenciado que executa programas interpretados e não de código nativo como o
Delphi Win32 e o IW por exemplo. Programas em código nativo na maioria dos
casos são de execução mais rápida e são mais seguros que interpretados. O que
voce desenvolve com o Delphi Prism é aplicações para a plataforma .NET, ou seja
pode desenvolver qualquer coisa, com qualquer recurso disponível na ultima
versão do .NET, inclusive aplicações Web com ASP .NET. O resultado final
(interface, aparência, navegabilidade) pode ser o mesmo se assim voce o quiser
e tem todos os recursos de consumir um servidor datasnap nativo como no IW, mas
isso é somente para o Delphi Prism, qq outra tecnologia .NET que não seja o
Delphi não consegue consumir nativamente servidores de aplicação datasnap de
alto desempenho a não ser por uso de web services, o que também é viável e
performático, mas nativo é muito melhor, e isso é uma das enormes vantagens do
Delphi Prism em cima das outras tecnologias .NET, sem falar que é a liguagem
que voce já conhece e tem inúmeros recursos a mais que não existe por exemplo
no C# que é a linguagem mais conhecida e utilizada em .NET hoje. Isso voce pode
também conferir nos vídeos do coderage no link que te passei acima, tem varias
horas de vídeos La.. são mais de 30 horas somente em português. O que me leva a
usar IW ou ASP.NET são fatores menos técnicos e mais relacionados ao gosto meu,
gosto do cliente, gosto da equipe, servidores e serviços disponíveis e
arquitetura do projeto do que alguma coisa tecnológica. Apenas creio que a
curva de aprendizado para o IW é menor do que para o ASP.NET, mas de qualquer
forma, para quem vai desenvolver para Web deve tomar muito cuidado pois tem
muito achismos ainda, pouco teste, e menos cuidado ainda. Precisamos conhecer
bem as vantagens e limitações da plataforma web pois existem negócios e
determinados tipos de atividades que ela se encaixa como uma luva e tem outros
que não. E no final, seja qual a tecnologia Delphi, ASP.NET, Java, PHP, etc. Os
cuidados com o desenvolvimento web são praticamente os mesmos e o mau desenho,
aplicação da tecnologia e desenvolvimento podem fadar qualquer tecnologia ao
fracasso total. E ressalto que com a onda de "Websar" e toda influencia
tecnológica sem uma analise mais profunda levou algumas empresas que conheço a
dificuldades principalmente com a migração precoce para web e a substituição do
Delphi por outra tecnologia, e tenho um caso recente que a coisa foi tão
extrema que a software house teve que ser vendida para não abrir falência
devido ao fato de ir na onda do mercado sem sabe ao certo onde estava pisando e
se o nicho de negocio dela seria aderente a web e ao .NET.

3) Qual a Diferença entre programar em Delphi 2009 para Desktop e Delphi
2009 para .NET , é tudo no estilo pascal ? RAD (VISUAL), no mesmo padrão
do jeitão Delphi de Trabalhar ? se for tudo igual, sou um que vai migrar
para 2009..... se tiver que reaprender , ae a dúvida de muita gente, e a
minha também,,, " Já que vou ter que reaprender, então, aprendo C#, que é da
Microsoft, que é dona do .NET"

R:A diferença não está no Delphi e sim na plataforma. Eu acho o máximo
desenvolvimento Web no .NET, mas não consigo achar justificativa tecnológica e
nem de bom senso em desenvolver para Desktop com .NET, alem de ter muito menos
recursos, dificulta a distribuição, limita os clientes e deixa mais lenta a
aplicação. O Desenvolvimento em si é o mesmo, mesma linguagem e o mesmo modelo
visual RAD de recursos. Mas a grande questão é novamente saber usar a
tecnologia onde mais ela se aplica e conhecer realmente os recursos do Delphi
antes de tomar qualquer decisão de que possa vir a se arrepender depois. Eu
acredito que a facilidade do Delphi as vezes é um ponto negativo, pois deixa
seus usuários preguiçosos e não utilizando nem 40% do potencial que a
ferramenta tem.

Não há necessidade de reaprendizado em tudo que se diz Delphi, o que tem
necessidade e de constante aprendizado em ambientes que voce ainda não lidou,
pois a ferramenta é a mesma, a liguagem e os recursos excedentes e superiores
ao que temos no mercado em geral. Se decidir utilizar C# com certeza não será
por conta do aprendizado ou de qualquer item de superioridade, se decidir usar
C# é por que vc vê oportunidade de mercado ou simplesmente por que aderiu a
moda, e é bem verdade que a moda da dinheiro, e o que conta no final também é o
leite das crianças. Sou a favor de conhecermos mais de um ambiente,
principalmente os de mercado. Pra finalizar, olhando do ponto de vista técnico,
sem contar mercado, moda, etc.. olhando somente para ferramenta. Não existe
justificativa tecnológica hoje que me remeta usar outra coisa que não seja
Delphi posso e devo integrar com outras tecnologias, mas não preciso sair do
Delphi para ter aplicações mais ricas em recrusos que em Java, PHP e .NET, para
ter aplicações tão ou mais rápidas e seguras que em Java e .NET, e com certeza
com um ROI e produtividade muito maior e com a maturidade de um ambiente que
revolucionou e revoluciona as ferramentas de desenvolvimento a mais de 13 anos.

Espero ter ajudado.. ufa...

Permaneço a disposição de todos, será um imenso prazer ser útil de alguma forma.

Abs

BL

Bruno, essa conversa para é muito valiosa, sou delphiano, desde o principio,
hoje, uso uma versao delphi turbo express, para o que preciso em desktop os
aplicativos atendem bem, agora para trabalhar com web, ae o meu dilema....
acho que o que falta para mim é justamente esclarecer isso. segue as
perguntas...

[...]

Desculpe as perguntas, que podem até ser bobas, para quem já está no mundo
.NET, e sabe diferenciar , porém, muita gente, (eu inclusive) temos essas
dúvidas... já estou até olhando algo em PHP., mas se o Delphi Oferecer a
facilidade.... não perco tanto tempo aprendendo o que na prática já temos
memorizados.

Valeu..

Leonardo Q

2009/3/3 Bruno Lichot <bruno.lic...@borland.com