O Problema disso tudo é quando, por exemplo, você precisa mudar o tanho ou o
tipo de dados dos campos na tabela..
ai o sonho se transforma em pesadelo.. e la vai o programador sair removendo
e adicionando TField pra tudo quanto é lado.

eu não abro não do TDataSet, só para exibir os dados, manipulação é via SQL
puro.. nada de Query.Edit; Query.Post;
já Dbware só uso o Dbgrid mesmo.

trabalho assim ha anos e to muito satisfeito.. principalmente com o
desempenho que consegui acessando meus bancos MySQL remotamente.

2009/5/25 Walter Chagas (Bol) <wchag...@bol.com.br>

> Celso,
>
> Com o mais profundo respeito que o mui nobrissíssimo colega merece, mas vou
> contestá-lo veemente a respeito disto.
>
> A melhor forma de se usar os controles DBWare, é fazendo a conexa deles com
> o ClientDataset. Se bem que na Query dá pra fazer também. A questão que voce
> levantou, é plenamente solucionavel com os proprios recursos do Delphi. Voce
> dá um clique dulplo na Query ou no CDS e adiciona os campos ao Fields
> Editor. Com os campos adicionados, voce pode tratar a entrada de dados neles
> [...]

Eduardo Silva dos Santos
DRD SISTEMAS
(27) 3218-4201
(27) 9961-7095