Se me permite um "pitaco":

Neste ponto discordo de você amigo, quando você digita um valor inválido em
qualquer parte do sistema, ele gera uma Exception... basta você tratar isso
no seu sistema como um todo, pois a Exception gerada para valor inválido é
igual em todo o sistema... então é mais fácil tratar a exception em um local
só do que tratar em cada local.. eis meu ponto de vista, eu fiz assim...
criei uma função que pega os excpetions, e com eles exibe mensagem mais
"bonitas" que as padroes, e isso serve pro sistema inteiro.

Att.
Fellipe H.

--