Celso,

Com o mais profundo respeito que o mui nobrissíssimo colega merece, mas vou
contestá-lo veemente a respeito disto.

A melhor forma de se usar os controles DBWare, é fazendo a conexa deles com o
ClientDataset. Se bem que na Query dá pra fazer também. A questão que voce
levantou, é plenamente solucionavel com os proprios recursos do Delphi. Voce dá
um clique dulplo na Query ou no CDS e adiciona os campos ao Fields Editor. Com
os campos adicionados, voce pode tratar a entrada de dados neles que no DBWare
iráo refletir. Para tal voce tem as propriedades Dislpy Width, EditMask que
voce pode configurar a forma que o dado será recolhido/Exibido pelo DBWare.
Também voce tem as propriedades ConstraintErrorMessage e CustomConstraint que
permitem voce tratar a consistência do dado que está sendo digitado no DBEdit
por exemplo.

Ou seja, oferecer o recurso o Delphi oferce. A questão, como eu disse no meu
E-Mail, é saber usá-lo e usá-lo corretamente.

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
wchag...@bol.com.br