A forma de trabalho procedural é prática comum quando se trabalha com
análise estruturada de sistemas. E nesta forma de trabalho, o seu foco ao
desenvolver um sistema será sempre os dados, e consequentemente, a nível de
programação, você se concentrará em escrever procedimentos e funções
voltados para o tratamento desses dados. Na abordagem orientada a objetos,
você tem uma visão mais ampla de como será o sistema e como ele irá se
comunicar entre si. Isso é identificado a partir do momento que você começa
a categorizar os elementos do sistema como classes. Resumindo isto tudo, em
termos de UML, estamos falando de diagramas de contexto, classes e
sequencia.

Na abordagem procederal, as rotinas (procedimentos e funções) e os dados são
elementos separados, enquanto que na abordagem orientada a objetos, eles
atuam praticamente em conjunto (dados + rotinas). Na abordagem orientada a
objetos, você categoriza os elementos do sistema em classes e para cada uma
dessas classes você define como será o seu comportamento(dados) e as
ações(rotinas) que ele deverá desempenhar dentro do sistema.

Em um determinado momento você deve imaginar que deverá escrever mais código
na abordagem orientada a objetos, mas em compensação, a correta utilização
dos conceitos de herança, encapsulamento e polimorfismo lhe trarão alto
ganho de tempo e produtividade se, e somente se, souber abstrair muito bem
as classes que irão compor o seu sistema, sejão elas classes para
representar entidades que serão persistidas em bancos de dados (Cliente,
Fornecedor, Venda, Produto, etc.) como as classes que representam
processamentos e/ou elementos de interface homem-máquina (telas, gráficos,
relatórios, etc.)

O que acabei de relatar aqui é um breve resumo dos benefícios que tenho na
prática com análise e desenvolvimento orientada a objetos.

Sds.