De: delphi-br@yahoogrupos.com.br [mailto:delphi...@yahoogrupos.com.br] Em
nome de Walter Chagas (Bol)
Para: delphi-br@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [delphi-br] Re: [OFF] Referente a nova lei...

Maria,

Eu tenho curso superior e, pra te ser sincero, isto me ajudou um pouco no
mercado mas não foi diferencial em momento algum. A questão do diploma é
mais uma exigência do mercado. Aqui na Telemont mesmo, eles dão preferencia
pra quem está, pelo menos, estudando. As empresas hoje querem profissionais
com este perfil. MAS ISTO NÃO IMPLICA QUE O PROFISSIONAL FORMADO SEJA MELHOR
QUE UM NÃO FORMADO. Isto é um mito que o mercado criou e que só existe mesmo
na cabeça de cartola.

Nas minhas andanças pelos mais variados empregos, tive contatos e muitos
grandes profissionais que tinham conhecimento muito acima da média mas que
não tinham diploma de curso superior. Estas pessoas foram autênticos
"professores" para mim. Teve um que tinha um conhecimento tão espantoso e
que tinha, por costume, quando te ajudava, puxar voce pro nível dele. Era
osso quando ele sentava ao seu lado pra te explicar, mas com o tempo eu fui
vendo que eu fui começando a desenvolver técnicas e macetes cabulosos de
programação que, quando eu olhava os sistemas que eu tinha feito antes dele,
eu ria de ver o quão ridículos eram seus algorítmos e medíocres as rotinas
daqueles sistemas. Pra voce ter uma ideia, lá pelo ano de 2000, quando o XML
ainda tava começando, ele já forçava a gente a usar XML como arquivos de
exportação de dados substituíndo os tradicionais TXT ou mesmo arquivos de
configuração em detrimento ao uso do Registro ou mesmo os .ini. Naquela
época, ele criou uma classe que até hoje funciona e me atende nos projetos
que uso XML. Uma classe criada a quase 10 anos atrás e que nunca precisou de
ser "mexida". O cara programava em OO batendo papo com voce. Resolvia
problemas sem solução te contando estorias. Ou seja, de repente, me vi nun
nivel que nem percebi que subi por conta da ajuda de uma pessoa que não
tinha diploma mas conhecimento de sobra.

Esse negócio de que faculdade é dar exemplo para os filhos, netos etc, é
muito mais um mito de antigamente, quando seus pais falavam pra voce que
quando voce formasse teria o futuro garantido...? É meesmo? Hoje vemos aí
que futuro garantido mesmo é só Deus que tem. O resto que não se vire pra se
adequar a realidade não pra ver no que que dá. Isto é muito ainda resíduo de
um preconceito do passado e que ainda vive rondando a nossa sociedade, em
que se voce não tem diploma, te olham com olho torto, como se voce fosse um
Dalit ou coisa assim. Se voce for formado voce é homem senão voce é lixo.
Ainda que isto caiu muito em desuso nos dias de hoje, ainda vemos estas
pessoas mais velhas profanando estas ideias torpes aonde vão e insistindo
nestas discriminaçõe sociais que hã muito já estão em desuso.

Alías, nossos pais e avós de antigamente, ainda faziam questão que fossemos
Médicos. Médico é médico e o resto é resto não era assim?

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
wchag...@bol. <mailto:wchagasj%40bol.com.br> com.br