Maria,

Eu tenho curso superior e, pra te ser sincero, isto me ajudou um pouco no
mercado mas não foi diferencial em momento algum. A questão do diploma é mais
uma exigência do mercado. Aqui na Telemont mesmo, eles dão preferencia pra quem
está, pelo menos, estudando. As empresas hoje querem profissionais com este
perfil. MAS ISTO NÃO IMPLICA QUE O PROFISSIONAL FORMADO SEJA MELHOR QUE UM NÃO
FORMADO. Isto é um mito que o mercado criou e que só existe mesmo na cabeça de
cartola.

Nas minhas andanças pelos mais variados empregos, tive contatos e muitos
grandes profissionais que tinham conhecimento muito acima da média mas que não
tinham diploma de curso superior. Estas pessoas foram autênticos "professores"
para mim. Teve um que tinha um conhecimento tão espantoso e que tinha, por
costume, quando te ajudava, puxar voce pro nível dele. Era osso quando ele
sentava ao seu lado pra te explicar, mas com o tempo eu fui vendo que eu fui
começando a desenvolver técnicas e macetes cabulosos de programação que, quando
eu olhava os sistemas que eu tinha feito antes dele, eu ria de ver o quão
ridículos eram seus algorítmos e medíocres as rotinas daqueles sistemas. Pra
voce ter uma ideia, lá pelo ano de 2000, quando o XML ainda tava começando, ele
já forçava a gente a usar XML como arquivos de exportação de dados substituíndo
os tradicionais TXT ou mesmo arquivos de configuração em detrimento ao uso do
Registro ou mesmo os .ini. Naquela época, ele criou uma classe que até hoje
funciona e me atende nos projetos que uso XML. Uma classe criada a quase 10
anos atrás e que nunca precisou de ser "mexida". O cara programava em OO
batendo papo com voce. Resolvia problemas sem solução te contando estorias. Ou
seja, de repente, me vi nun nivel que nem percebi que subi por conta da ajuda
de uma pessoa que não tinha diploma mas conhecimento de sobra.

Esse negócio de que faculdade é dar exemplo para os filhos, netos etc, é muito
mais um mito de antigamente, quando seus pais falavam pra voce que quando voce
formasse teria o futuro garantido...? É meesmo? Hoje vemos aí que futuro
garantido mesmo é só Deus que tem. O resto que não se vire pra se adequar a
realidade não pra ver no que que dá. Isto é muito ainda resíduo de um
preconceito do passado e que ainda vive rondando a nossa sociedade, em que se
voce não tem diploma, te olham com olho torto, como se voce fosse um Dalit ou
coisa assim. Se voce for formado voce é homem senão voce é lixo. Ainda que isto
caiu muito em desuso nos dias de hoje, ainda vemos estas pessoas mais velhas
profanando estas ideias torpes aonde vão e insistindo nestas discriminaçõe
sociais que hã muito já estão em desuso.

Alías, nossos pais e avós de antigamente, ainda faziam questão que fossemos
Médicos. Médico é médico e o resto é resto não era assim?

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
wchag...@bol.com.br