Bom, qualquer alternativa é melhor que o BDE. Talvez se na época a Borland
tivesse feito algum aplicativo ou recurso pra converter as consultas BDE
para o ADO ou DBExpress,  hoje teria mais gente comprado e usando versões
mais novas do Delphi.

Em todo caso, os últimos presos nessa tecnologia estão saindo. Isso é
positivo.