Iran,

Sei como é isso. Já passei pelo problema e já convivi com colegas na mesma
situação. Na maioria dos casos, pelo que percebi, o problema é a ausência de
trabalhos interessantes ou a pressão contínua para a execução das
atividades.

Sobre a ausência de trabalhos interessantes, acredito que a frustração
associada a esse problema aconteça com a maioria dos bons programadores. É
um estágio que chamo de "Estágio House" (uma alusão ao personagem House de
uma série norte-americana).

Acredito que existem algumas alternativas para quem está nesse estágio:

1 - Tornar seus trabalhos interessantes
2 - Propor trabalhos interessantes
3 - Criar seus próprios trabalhos interessantes
4 - Trabalhar em um projeto open source
5 - Mudar de emprego

Se você se interessar em ler minhas reflexões sobre esse assunto, veja o
penúltimo e o antepenúltimo artigo no meu blog.

Um abraço,

--
Dirlei Dionísio
http://MaisQueBomCodigo.blogspot.com