Iran,

A não ser que voce tenha descoberto que não seja isto que você queria ser na
vida, não existe desmotivação por fazer o que gosta. O que existe, e eu acho
que seria seu caso, é desmotivação COM O SEU ATUAL EMPREGO. Ficar no mesmo
lugar muito tempo, fazendo sempre as mesmas coisas sem mudar, acaba deixando
qualquer ser humano deprimido visto que isto transmite pra sí, uma ideia de
que voce vai ser isto daí pro resto da vida enquanto estiver nesta empresa.
E pior é saber que depois de anos, eles ainda te mandam embora.

Não sei como é o mercado aí na sua região, mas de repente, partir pra uma
nova oportunidade é muito válido. Outra coisa que causa desmotivação, é o
rotinismo. Ficar a vida inteira preso a uma só ferramenta/IDE e fazendo
sistemas de mesmo escopo. É pra lá de ruim. É péssimo!

Já pensou em aprender novas ferramentas e novas arquiteturas? Conhecer o
Java, o VS, a programação para portáteis ou mesmo pra WEB? Conhecer outros
segmentos, tais como do E-Commerce, Automação ou mesmo algum outro? Eu penso
ser esta a luz que voce procura no fim do tunel. Eu mesmo passei por isto.
Aqui na Telemont, eu já tava de saco cheio de Delphi 7 e RM entra dia e sai
dia. Quando tinha alguma mudança nisto era RM e Delphi 7. O banco de dados
era o eterno SQL Server que eu só tinha que me preocupar em fazer sentenças
SQL nele e mais nada. Uma vez a cada 1000 anos, montar uma trigger xingling
alí ou uma Store Procedure fuleira alí. Não passava disto. Depois que o meu
departamento fez uma Guinada de 180 Graus e mudamos o foco do
desenvolvimento, saindo do processo administrativo pra irmos pro processo
operacional eu tive uma reanimada instantanea. De lá pra cá, aprendi mexer
com Java, programar pra Celulares, desenferrujei meu VB e hoje já estou indo
pro VB.NET. Saí do estático PHP basicão pra trabalhar em projetos de
portais. Até o ASP, que eu já havia me esquecido, tive que trazer na memória
as pressas. Ja ensaiei sistemas aqui no Lazarus e tive até que mexer num em
C++. Conheci também as entranhas do MySQL e o submundo do Firebird. Além do
que, conheci todo o processo operacional da aréa de manuntençao na rede
telefonica.

Porque se eu continuasse por mais um ano em Delphi 7 e RM e RM e Delphi 7,
com certeza eu já tinha mandado isso aqui pras cucuias a muito tempo :-)

[]s

Walter Alves Chagas Junior
Belo Horizonte - MG - Brazil
wchag...@bol.com.br