Olá Felipe, tudo bem?

a Embarcadero/Borland não vai lançar o Delphi para Linux pois o modelo de
negócios dele é de venda de licenças enquanto que o mundo Linux é de venda de
serviços.

A Fundação Eclipse, a IBM, a Red Hat ganham dinheiro vendendo serviços  sobre o
software que é livre. Ou seja, é um modelo totalmente diferente do que a
Embarcadero se propõe a fazer.

Eu, se fosse Diretor da Embarcadero, seria totalmente contrário a lançar qq
produto para Linux. Eles tem que ficar grudados no modelo Microsoft até a morte!

Além disso, o fechamento do projeto Kylix deixou a empresa muito desacreditada
no mercado de software livre. Muita gente investiu pesado no Kylix e a
desistência da Borland foi um balde de água fria.

E o pior é que o Kylix era tão bom quanto o Delphi. Tem gente que usa até
hoje!!! Eu sei disso porque volta e meia tem um acesso aos meus tutoriais de
Kylix.

http://www.jsk.com.br/kylix-mandrake.html

Esses tutoriais que eu montei chegaram a ter 300 pageviews diários antes do
abandono do Kylix...

Além disso, o pessoal de Linux não tá muito interessado mais nisso. Eles tem o
Eclipse, tem NetBeans, etc. Eles já estão em outra, pensando em distribuir suas
aplicações para Android, iPhone, etc. Como eu disse em email anterior, a galera
quer saber de Web, Cloud, Google API, Amazon, etc.

O Desktop já era.
Como eu disse, só vão ficar os velhinhos como eu programando nele :)

Um abraço,
Josir.

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, felipe govoni <govoni.fel...@...> escreveu

> muito boa essa de beber cerveja com o pessoal do cobol hehehehe
>
> mas pq todos tem tanto receio de atualizar seus delphi's? sai do 7 para o
> 2007 e nao me arrependo, apesar dos bugs tem muita coisa boa...
>

> espero que nossos comentarios cheguem ao pessoal da embarcadero para q
> pensem melhor sobre o linux, acredito que ai esta uma grade fatia do
> mercado...

Responder a