2010/8/13 Walter Chagas (Bol) <wchag...@bol.com.br>:
> Felipe,
>
> Compilar em ambiente Windows pra rodar linux é um troço complicado porque
> voce não terá as APIs e Mensagens do Linux a sua disposição para desenvolver
> uma aplicação. Eu penso que esse negócio de Compilar no Windows para depois
> voce rodar no linux, ainda mais um sistema operacional que possui muitas
> distros é algo que só vai servir pra dar mais problemas pro
> desenvolvedor.Vai ser igual voce desenvolver pra Celulares, ainda que o faça
> em Java, tem muita coisa que pega na hora de rodar o aplicativo no telefone.

O FreePascal já faz crosscompile desde 2006 (se não me falha a
memória). E o compilador é construído apenas por pessoas de boa
vontade e, claro, muito inteligentes também  ;-)

> Eu vejo que se voce ainda sonha com alguma coisa que seja compatível com
> N-Sistemas operacionais, ainda a melhor proposta vai ser a WEB OU... o Java.
> Mas Java é complicado em algumas arquiteturas. Por exemplo, em portáteis que
> rodam Windows Mobile, ele não funciona bem. Agora a WEB tem suas limitações
> que a cada ano vão sendo amenizadas, mas...

O slogan do Java que diz "execute em qq lugar" é mentira. Existem 'n'
problemas diferentes quando portamos um sistema entre diferentes
sistemas operacionais, mesmo em diferentes versões de um mesmo
sistema. Ainda tem o problema da versão do Java instalada; aplicativos
param de funcionar, sem nenhuma mensagem de erro, apenas pq vc está
utilizando um JDK com versão diferente.
Se formos falar de WEB, a linguagem é puramente escolha pessoal.
Podemos fazer aplicações Web com C, C#, Delphi, Python, PHP,
FreePascal, Java e qualquer outra coisa... mas se vamos falar de
compiladores multiplataformas, FreePascal é um forte candidato.

Marcos Douglas

Responder a