Grande Walter! A quanto tempo meu camarada?

Concordo em gênero, número e grau que o foco tem que ser 64 bits. Já está
provado que aplicações nativas com Windows 7 64 bits rodam bem melhor que as de
32 bits. O próprio Office 2010 roda de 15 a 20% mais rápido que a versão 32
bits.

Entretanto, quando o assunto é Linux sinto discordar de você. Siga o meu
raciocínio:

Veja as estatísticas amigo: 80% das empresas já rodam Linux no servidor. E
menos de 5% rodam em estações e as que rodam são para desenvolvedores e não
para usuário final.

Assim, concordo contigo que o foco do Linux é no SERVER.

Agora vamos pensar no outro lado: qual é o foco de novos sistemas que estão
sendo desenvolvidos. É no Desktop ? Não: é para Web!!!

E onde rodam as aplicações Web ???? No SERVIDOR meu caro!!!

Se eu pudesse rodar uma aplicação Delphi no Apache, eu ia ser o rei da cocada
preta na Web. Mas como a Borland não se interessa pelo Linux, eu tenho que ir
de Python/Django, Java, etc.

Concordo que um profissional não pode ser romântico. E por isso que ele tem que
estudar Linux. Porque o Linux está cada vez mais entranhado nas empresas e
principalmente no setor público.

Veja um edital de concurso público para áreas que não são de Informática: o
cara tem que ter conhecimentos básico de Linux e OpenOffice.

Ou seja, o profissional tem aprender Linux porque já tem MUITA gente usando. É
uma ferramenta que ele tem que conhecer para melhorar o seu currículo!

Como eu já disse em posts anteriores, o mercado de Desktop ainda vai durar +
uns 20 anos, como o de Clipper ainda sobrevive até hoje. Mas a garotada que
está se formando e os formadores de opinião só vão gastar em desenvolvimento
para Web.

É como diz o velho ditado: colocar dinheiro novo em coisa velha é disperdício!!!

Daqui a 10 anos vamos ficar eu e você programando em Delphi 7 e vamos sentar
num bar para beber cerveja com o pessoal do COBOL...

Um abraço,
Josir

--- Em delphi-br@yahoogrupos.com.br, "Walter Chagas \(Bol\)" <wchag...@...>
escreveu