Eu, sinceramente, não tenho esta fixação tão grande pelo AMF. Já disse
certa vez que o maior problema do XML era no Flex 1.5 cujo parser às
vezes deixava o Player travado por alguns instantes. Se formos
comparar o Flex com o uso tradicional do HTML (exceto Ajax) veremos
que já ganhamos em performance pelo fato de não ter que trafegar tags
que definem a interface (trafegamos apenas os dados). Além disso,
quase todas as aplicações Web 2.0 que conheço disponibilizam uma API
de serviços RESTful (que é XML). O SOAP também é XML. O Ajax trafega
XML. Ou seja, o padrão Web é XML e não AMF.

O fato do AMF ter uma performance superior não quer dizer que o XML
sempre terá uma performance insatisfatória para o seu projeto. Além
disso, a performance não deve ser a única variável relevante quando se
trata da integração do Flex com o back-end.

O problema é que o AMF está se tornando um paradigma na comunidade
Flex (dado o número de threads sobre AMFPHP) e eu não acho isso bom.
Será que os "AMF Evangelists", por acaso, já se deram conta do poder
do E4X? Eles sabem que, por exemplo, é possível extrair de um XML um
conjunto de nós cujo atributo começa com uma letra como mostra o
exemplo abaixo?

myXML.item.(String(@atributo).substring(0, 1)=='S')

Agora, imagine isto em conjunto com Regular Expressions. O E4X é mesmo
muito poderoso e o fato das pessoas focarem tanto em AMF
(principalmente AMFPHP), suponho, faz com que este poder seja deixado
um tanto de lado. Ou o E4X é muito fácil (eu não acho) ou as pessoas
realmente ainda não exploraram muito suas possibilidades.

Aqui na DClick mesmo estamos desenvolvendo um projeto que usa
Webservices mas trafega uma String XML com mais de 90 atributos e,
acreditem, a performance, no que tange o Webservice e o XML, é
excelente.

A minha conclusão não é nada que as pessoas não saibam: cada solução
possui seus prós e contras. Só não podemos esquecer-nos disto.

[]'s
Beck Novaes