O E4X não é um formato para pacote XML, mas sim um suporte nativo para
XML que as linguagens baseadas no ECMAScript devem implementar.
http://en.wikipedia.org/wiki/E4X

Em linhas gerais, este suporte nativo lhe permite lidar com o XML de
uma maneira muito, mas muito melhor do que fazem as linguagens que não
implementam algo parecido. Você não precisa, por exemplo, usar tanto
coisas do tipo "appendChild", "firstChild", "lastChild", "nextSibling"
para lidar com o  XML. Além disso, você pode fazer consultas tais como
pegar todos os nós que possuem um atributo cujo valor é "X" e misturar
XML com o seu código como mostra o exemplo da URL abaixo:
http://blog.dclick.com.br/2007/09/18/componente-menunavigator/

Eu acho que quando o JavaScript implementar o E4X isto vai fazer
barulho. Mas como por enquanto a implementação do E4X é restrita isto
ainda é pouco comentado. Em minha opinião o E4X é um dos grandes
avanços do AS3.

Se eu pudesse resumir o que é o E4X em duas frases eu diria: "Esqueça
tudo que você sabe sobre como manipular o XML. O E4X oferece uma
maneira bem melhor de se fazer isso."

[]'s
Beck Novaes