Não, RubyAMF não tem nada a ver com Java. Ele serializa objetos do
Ruby/AS e AS/Ruby (como BlazeDS relativo ao Java);

Quanto a integração ser tranquila em uma ou outra tecnologia, acho que
cada uma tem sua particularidade, mas no Java (para mim, na minha
opinião) ela é mais lógica, mais compreensível inicialmente;

O Ruby/RoR é uma ótima ferramenta/tecnologia, mas como muitos já
disseram, tem uma filosofia um pouco diferente mas nada que um curso/
pdf e prática no dia-a-dia não resolvam.

[]'s

--
Carlos J. Souza