Como eu comentei anteriormente, você tem que estudar o comportamento da
linguagem Ruby e a estrutura e o comportamento do FrameWork Rails.
A integração é fácil e rápida, menos burocrática do que em outras
linguagens, mas o ponto que muitas vezes dá problema é que as pessoas tem
problemas com o entendimento do ruby com Rails.

Agora eu recomendo você seguir alguns site's e blog's :
ruby-br.org,akitaonrails,
nomedojogo, aereacriacoes
simplesideias , etc....Hoje tem muito material, dentre eles o Livro do
Urubatan, que quem trabalha com Java conhece. Este livro , na minha opinião,
é muito bom.

Qualquer dúvida estamos aí !!!!!!!!!!!!

Alexandre Luiz dos Santos - Florianópolis/SC

Administrador Linux / Desenvolvedor Web Flex e RubyOnRails

Twitter : alex_luiz