Utilizei a nivel de mestrado o JBUILDER 2.0 para desenvolver um terador de
Agentes intelitgentes, onde empreguei RMI.
Em resumo foi disposta uma interface e uma metodologia onde a pessoa inseria o
conhecimento e automaticamente gerava-se Agentes com aquele conhecimento.
No Estudo de caso que realizei foram criados 3 Agentes Inteligentes (para
validar a ferramenta e a metodologia) os quais eram responsaveis em gerenciar
Panes em uma Aeronave. Os Agentes foram denominados como Agente de Combustivel,
Agente Eletrico, Agente Hidraulico.
Alem de avaliarem falhas em seu dominio de atuacao, trocavam informacoes para
verificar se um erro de um Agente nao estava causando erro em outro (falhas em
cascata).
Foram geradas 88 classes, 344 metodos.
O que nao gostei do JBuilder eh que ele cria um metodo chamada JBInit(), se nao
me falha a memoria, mas acho que deve haver alguma configuracao para elimina-lo.

Estou estudando um projeto atualmente para atender uma empresa com 400 filiais
pelo pais, sendo que o sistema gerenciaria cada filial e um modulo superior para
gerenciar essas 400 filiais.
Tenho atualmente 11 pessoas na minha equipe mais eu como coordenador e gerente
do processo.
Pretendo migrar para o Visual Cafe pois gostei muito. Estou procurando conhecer
mais a seu respeito e seus problemas para nao trocar gato por lebre.

As ferramentas oferecem uma configuracao vasta onde voce pode optar por alguns
padroes para gerar codigo como, por exemplo, com comentario ou sem comentario,
com adaptadores sem aaptadores e muitos outros....

Porem muitas coisas seja por seguranca, ou padronizacao , ainda fazemos na "mao"
aproveitando a IDE da ferramenta. Ela oferece a possibilidade de criarmos
pacotes de classes e colocarmos esses pacotes como componentes para serem usadas
ao longo do desenvolvimento. Entao nada impede de se construir digamos um
JavaBeans para desenvolver aplicacoes de Banco de Dados em Multi Camadas camadas
e disponibiliza-la na sua ferramenta. Depos para construir seu software eh
clicar.

As ferramentas, como todos sabem e discutiram, tem suas imperfeicoes. Porem com
criatividade e aproveitando seus inumeros recursos conseguirmos com certeza um
aumento de produtividade sem comprometer a qualidade do produto final.

Detalhe: Qualidade eh um termo generico que podemos resumi-lo como sendo um
servico prestado ( u um produto adquirido pelo cliente) que satisfaz suas
necessidades. A grande maioria das empresas possui o fator PRECO, TEMPO como um
dos elementos fundamentais de qualidade segundo esse ponto de vista passado
acima. Entao nao adianta querer construir a aplicacao perfeita que precisa de 8
meses a um custo exorbitante. Em contrapartida nao justifica o mesmo projeto
ficar pronto em 3 meses com um custo aproximado porem nao devidamente testado,
codificado, estruturado, planejado e gerenciado.

Onde estah o ponto otimo de tudo isso??????
Quem tiver uma resposta generica para todos os projetos me envie porque quero
ganhar muito dinheiro com isso : ) .

Cada caso eh um caso, cada projeto eh um projeto. Voce nao vai encontrar uma
unica resposta pronta para essa questao....

Abracos
Antonio Maria

    [para sair da lista: http://www.soujava.org.br/forum/cadastrados.htm]