Herbert wrote:

> Nada produtivo!!!

Well, well

Na boa Herbert, porque você acha que pode julgar se o Lucas é muito ou pouco
produtivo usando Notepad e JDK1.2???
Se você é dependente de IDEs e ferramentas que fazem tudo pra você (e muito
mau feito) saiba que nem todos são!

Não sei se você já se tocou mas existe muita discussões sobre RAD e
qualidade de software no mercado.
Não quero dizer que seu software tenha pouca qualidade por você usar uma RAD
qualquer, mas essa tem sido uma preocupação em toda a área de TI.

Especialmente o uso de controles ligados diretamente a banco de dados,
produzem uma arquitetura fraca, e um código difícil de manter (faça uma
mudança no seu dicionário de dados e você terá de navegar todas as telas
para atualizá-la). Alé disso, tudo o que se espera de OO fica perdido, e
você fica preso a uma arquitetura de duas camadas.

Não sou contra a editores de textos expertos, que tem clarificadores de
sintaxe, e que tem compiladores e debuggers no ambiente.
Mas pense bem antes de pedir pra um ferramenta gerar algum código pra você.
Como você deve saber, computadores são burros... Um programa raramente irá
gerar o melhor código pra qualquer situação. Antes ele irá gerar o código
mais genérico possível, o que pode não ser o melhor.

Note também que as ferramentas estão evoluindo, mas a maioria delas não
suporte muito bem um design REALMENTE OO.

A nova onde de ferramentas que mesclam modelos UML e os mapeiam diretamente
em código, também tem seus problemas a meu ver! Afinal, todos sabem que
análise, design e programação são fases diferentes, com produtos diferentes.
É a regra, e não a exceção, um modelo de classes na fase de análise, ser
bastante diferente do modelo de classes na fase de design. É necessário um
mapeamento, pois classes do modelo de análise, não raro se tornam mais de
uma classe no modelo de design, bem como alguns relacionamentos encontrados
na fase de análise podem ser irrelevantes na fase de design.
De design para programaçao não é muito diferente...

Enfim, se você está feliz com sua forma de trabalhar fique feliz com ela, e
defenda-á como puder, mas NUNCA critique a forma de outros trabalharem...

Além disso, produtividade está muito mais ligado ao desenvolvedor do que à
ferramenta...

Ricardo Munhoz Santiago
Sun Certified Programmer for the Java 2 platform

Come and get some !!!

    [para sair da lista: http://www.soujava.org.br/forum/cadastrados.htm]