Prezados,

O criterio para definir ciencia nao deve ser o mesmo para decidir quais
coisas financiar. Mesmo a matematica e a filosofia nao sendo ciencia (e
muitas vezes a "ciencia" da computacao e a Historia tambem nao), elas sao
uteis. Assim, a decisao do que financiar eh mais complexa do que "eh
ciencia?".

E eu nao acho que a separacao do que e' e do nao e' ciencia seja dificil ou
nebulosa. A decisao de aceitar o criterio do Popper eh pessoal, mas eu nunca
ouvi outro criterio melhor. Resumindo, eh teste de hipotese definida antes
da coleta de dados. O pesquisador tem que arriscar.

Nao ter objeto de estudo eh complicado, hein?! Alguem poderia assim estudar
Deus atraves dos humanos feitos a sua imagem e semelhanca.

Abracos,
Carlos.

Carlos D Santos Jr., PhD
Research Fellow @ University of Nottingham