Oi, Carlos

mas matemática é Ciência. Do ponto de vista social, a comunidade científica
inclui a Matemática entre seus temas científicos. As publicações importantes da
matemática encontram-se indexadas no Science Citation Index. Os órgãos de
fomento científico apóiam as pesquisas em Matemática.

É certo que as ciências formais - Lógica e Matemática - constituem exemplos de
sistemas não testáveis
experimentalmente, mas suas teorias podem, no entanto, ser criticadas,
discutidas,
e até mesmo refutadas através de argumentos lógicos e provas matemáticas.
Portanto, o método científico pode ser visto como um caso especial de crítica.

Quanto a um critério melhor que o da falseabilidade de Popper, a questão da
invariância das leis é um. A própria Física não pode se pautar pela
falseabilidade (a Lei da Conservação de Energia não é falseável. Se, por alguma
razão, o balanço
energético num sistema natural não for obedecido, pode-se sempre aventar a
existência de uma nova forma de energia, ainda não conhecida, que se introduz
no processo, e salvar a Lei da Conservação de Energia da refutação. De fato,
algumas partículas levaram 80 anos até serem descobertas). A busca por leis
invariantes é o âmago tanto da Física quanto da Matemática.

Não entendi o que você quis dizer quanto a ausência de objeto de estudo. Você
se referia à Parapsicologia? O objeto de estudo da Parapsicologia são alegações
paranormais. Se alguém diz que é médium, capaz de se comunicar com os mortos,
ou que é a reencarnação de fulano, o cientista irá testar essas alegações (em
ambos os casos um dos testes possíveis seria o reconhecimento de pessoas que o
morto conheceu em vida).

Um abraço,
Vitor