________________________________
De: Carlos Santos Jr. <carlosden...@gmail.com>
Para: Vitor Moura <vitorvis...@yahoo.com.br>
Cc: "logic-in-...@googlegroups.com" <logic-in-...@googlegroups.com>;
"logica-l@dimap.ufrn.br" <logica-l@dimap.ufrn.br>
Enviadas: Sexta-feira, 16 de Setembro de 2011 13:36
Assunto: Re: [Logica-l] Pseudoscience

Oi Vitor,

Como eu disse, aceitar o criterio do Popper é uma decisao pessoal. Eu
penso que se há "prova", não é ciência. Entao, mesmo a comunidade
"cientifica" e os orgaos de fomento incluindo a matematica e o
desenvolvimento de software, isto nao faz deles ciencia caso o
criterio seja o de falseabilidade. Claro, apesar deste status, estas
atividades devem ser financiadas na minha opiniao.

Qt ao problema dos universais (invariantes), eu vejo isto como os
"paradigmas", que são passíveis de mudança caso novas observações ou
conjecturas contradigam as expectativas. A busca por invariantes é
comum em qualquer disciplina interessada em entender os mecanismos de
causa e efeito. Mas, em ciencia, o "invariante" é passível de
alteração. Pode-se "descobrir" uma coisa várias vezes (e.g., o formato
da Terra).

Olha como o Popper descreveu o processo científico: “The game of
science is, in principle, without end. He who decides one day that
scientific statements do not call for any further test, and that they
can be regarded as finally verified, retires from the game.” (Popper,
1959, p.53)".

Abraço,
Carlos.