Acredito que seria mais adequado concentrar as discussões da lista na área
de lógica, traria mais benefícios para todos.

Por exemplo, tenho visto pouca discussão sobre o anuncio de um russo chamado
Kiselev que ZF prova que não existem cardinais inacessíveis.

Não conhecia esse russo, procurei no mathscinet e parece que ele tem alguns
trabalhos em teoria de conjuntos, desde a decada de 1970.

Alguém na lista tem mais informações sobre o Kiselev? Alguém sabe se algum
grupo está se dedicando a estudar os manuscritos do Kiselev?

Caso Kiselev esteja correto, muitos artigos no Annals tornam-se nulos: por
exemplo o famoso artigo do Solovay provando a consistencia de "Lebesgue
mensuráveis = Baire mensuráveis = partes de R" com ZF + DC.

Muitas carreiras de pesquisadores de alta reputação passam a ser nulas.

Outras questões surgem: caso Kiselev esteja correto, quais seriam os
impactos para lógica e fundamentos da matemática?

ZF seria um sistema aceitável caso prove a inexistência de cardinais
inacessíveis?

Pessoas costumam dizer que caso ZF seja inconsistente, algum recorte seria
feito que ainda resultaria em um sistema suficiente para
expressar/formalizar/organizar a maior parte da matemática clássica. Acho
essa resposta insatisfatória: um sistema que almeja ser (parte de )uma
fundamentação da matemática não pode ser um frankenstein qualquer. Acho que
nesse caso, essa atividade perderia o sentido: se o objetivo é simplesmente
achar um sistema capaz de organizar a matemática sem qualquer preocupação
conceitual, então a atividade de fundamentos se torna um jogo de gato e
rato. Ficamos correndo atrás de formalizar a matemática, e remendando nossas
tentativas frustradas. ZF já poderia ser considerado uma espécie de remendo.
Caso esse sistema se torne inaceitável, acho que não se trata de remendar
mais ainda. É preciso repensar a fundamentação.

Mesmo que Kiselev não esteja correto ele levanta um ponto importante: será
que alguns teóricos de conjuntos estão apostando muito alto ao concentrar
suas carreiras no estudo de cardinais muito grandes?

Enfim, acho que essas são algumas questões que podem ser debatidas com
proveito aqui na lista.

Abraço
Rodrigo